O NOVA OCEAN Knowledge Centre pretende contribuir para o cumprimento dos grandes objetivos globais, em particular o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 14 – life below water -, em linha com a adesão da NOVA School of Law à United Nations Global Compact, a Agenda Azul da União Europeia e a Estratégia Nacional do Mar 2021-2030.

Por seu turno, pretende estimular e agregar investigação conjunta e ser parte dos esforços de internacionalização da Faculdade, afirmando-se como um centro inovador dedicado à investigação científica multidisciplinar na área do Mar e da sua governação, com o objetivo de consolidar e de alargar a investigação e o conhecimento científico neste importante domínio.

O NOVA OCEAN Knowledge Centre ancora-se no Mestrado em Direito e Economia do Mar – A Governação do Mar, criado em 2015, e em torno do qual já foi desenvolvido trabalho de investigação relevante, parcerias, estágios e visitas de investigação. Cumpre destacar o facto de a NOVA School of Law ser a única instituição de ensino superior português que integra a lista de instituições anfitriãs do prestigiado e internacionalmente reconhecido programa de capacitação da Organização das Nações Unidas “The Nippon Foundation of Japan Fellowship Programme for Human Resources Development and Advancement of the Legal Order of the World’s Oceans.”

O NOVA OCEAN Knowledge Centre pretende ainda contribuir para criar um novo interesse pelo conhecimento em torno do mar, nomeadamente junto dos estudantes de licenciatura.

 

Missão

O NOVA OCEAN Knowledge Centre visa incrementar a investigação científica conjunta e interdisciplinar no domínio do oceano, afirmar-se com ação impactante a nível global, em linha com o foco da NOVA School of Law nos grandes desafios da atualidade, e contribuir para a visibilidade externa da Faculdade.

 

Objetivos

O NOVA OCEAN Knowledge Centre tem como objetivo fundamental incentivar, apoiar e agregar a investigação científica multidisciplinar na área do Mar e da sua governação, bem como promover as atividades de educação e de formação neste domínio, com um foco no desenvolvimento sustentável do oceano em linha com o ODS14 da Agenda 2030 das Nações Unidas, a Agenda Azul da União Europeia e a Estratégia Nacional do Mar 2021-2030. Sustentabilidade e possibilidades do progresso digital no domínio do oceano são, também, dois domínios transversais centrais na sua agenda.

A proposta deste novo centro de conhecimento da NOVA School of Law integra-se na ambição da Faculdade de se focar nos grandes desafios da atualidade e de se afirmar com ação impactante a nível global, visando contribuir para a sua visibilidade externa. Por seu turno, dado estar ancorado no Mestrado em Direito e Economia do Mar – A Governação do Mar, o NOVA OCEAN Knowledge Centre permitirá enquadrar o estudo e trabalho dos estudantes em temas e linhas de investigação organizadas, quer na parte escolar, quer na conclusão do mestrado, nomeadamente por via de trabalho de projeto.

Permitirá também envolver estudantes de licenciatura e, assim, dar a conhecer o trabalho que se pode desenvolver na área do mar e despertar interesse para prosseguirem estudos neste domínio ao nível do mestrado. Terá também a preocupação de dar a conhecer o seu trabalho e interessar e envolver estudantes de doutoramento com vista a uma investigação mais longa e aprofundada.

Este centro de investigação, tal como o mestrado, adota uma abordagem multi e interdisciplinar e procurará estreitar relação com as demais unidades orgânicas da Universidade, bem como com as entidades e instituições nacional e internacionalmente dedicadas ao estudo do oceano. Nesta medida o NOVA OCEAN Knowledge Centre pretende afirmar-se também como um polo de prestação de serviços à comunidade, nomeadamente na preparação e avaliação de legislação relevante para o setor.

 

Principais Áreas de Investigação

As principais áreas de investigação são:

  • A Governação do Mar
  • Direito do Mar
  • Economia Azul
  • Oceano Atlântico

Dentro destas áreas de investigação, o NOVA OCEAN Knowledge Centre procurará desenvolver projetos específicos atendendo ao impacto nacional e global e à importância científica .

Assim, do ponto de vista temático, estarão certamente no topo das prioridades questões relacionadas com:

  • a ligação clima-oceano;
  • alimentação sustentável;
  • ordenamento e gestão do espaço marítimo.

 

Lançamento do NOVA OCEAN: o centro de conhecimento dedicado ao Oceano

Workshop Internacional «From Integrated Maritime Policy to International Ocean Governance: the progressive development of EU maritime policies»

Coordenação

Assunção Cristas

Equipa

Jorge Oliveira e Carmo

Júlia Schütz Veiga

Renato Gomide

Vasco Becker- Weinberg