Conferência Internacional

A Convenção das Nações Unidas Sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias

26 de novembro de 2020

A Convenção das Nações Unidas sobre os contratos de compra e venda internacional de mercadorias foi aprovada em 11 de abril de 1980, em Viena, tendo entrado em vigor em 1 de janeiro de 1988. A CCVI estabelece um conjunto de regras e princípios atinentes à celebração de contratos entre profissionais – vendedor e comprador – estabelecidos em diferentes jurisdições. Foi sendo adotada por quase uma centena de Estados, onde se incluem quase todos os países da União Europeia, o Brasil, grande parte da América Latina, os Estados Unidos, o Japão e a China, o que representa mais de 80% da totalidade do comércio internacional. É, pois, um dos instrumentos que mais aproximam a humanidade de uma regulação mundial do comércio.

Em 2020, quarenta anos depois da sua aprovação, foi a vez de Portugal adotar a CCVI. Esta entrará em vigor em território nacional em 1 de outubro de 2021. Esta adesão constitui um importante avanço em matéria de comércio internacional e insere-se num contexto de simplificação e eficiência na celebração de contratos de compra e venda entre entidades com local de atividade em diferentes jurisdições. Importa, pois, celebrar a ocasião, bem como divulgar as alterações que esta adesão acarreta para as empresas portuguesas.

As diferenças entre as leis dos vários países em matéria de comércio internacional geram desconhecimento e incerteza, que por sua vez provocam ineficiência e aumentam consideravelmente os custos da transação, além de potenciarem a desarmonia entre as partes. A CCVI tem como grande objetivo simplificar e tornar economicamente mais acessíveis, e equilibradas, as trocas entre agentes económicos, agilizando o processo de negociação e celebração de contratos internacionais de compra e venda de mercadorias. A sua redação teve subjacentes preocupações de simplicidade e de neutralidade: as suas regras pretendem ser compreensíveis pelos respetivos destinatários, tenham ou não formação em direito, e salvaguardar o equilíbrio contratual entre as partes (comprador e vendedor).

Em lugar de as partes discutirem sobre qual das respetivas leis nacionais governará o contrato, surge assim uma alternativa simples e equilibrada, evitando que a escolha de lei não recaia, inevitavelmente, sobre a do contratante com o maior poder negocial – um aspeto de especial importância para as entidades com menor capacidade financeira, nomeadamente as pequenas e médias empresas.

9h30 – Sessão inaugural

Comissão Científica: Carlos Ferreira de Almeida; Margarida Lima Rego, Joana Campos Carvalho, NOVA School of Law

A Convenção de Viena. Introdução e Aspetos Gerais, Rui Manuel Moura Ramos, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

10h30 – 1.º Painel