Tiago de Melo Cartaxo

Professor Convidado
tiagocartaxo@novalaw.unl.pt

Tiago de Melo Cartaxo é doutorando em Direito na NOVA School of Law, Universidade Nova de Lisboa, onde aguarda a discussão da sua tese, tendo recebido bolsa de doutoramento da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., é Investigador no CEDIS – Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade e coordenador e membro fundador do NOVA Law Green Lab. Foi ainda Sustainability & External Affairs Officer da NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, na NOVA Information Management School.

Licenciado em Direito e pós-graduado em Direito da Energia pela Universidade de Lisboa, obteve grau de mestre em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente na Universidade de Coimbra. Foi investigador visitante na Universidade de Surrey, no Reino Unido, e na Universidade de Louisville, nos Estados Unidos, no âmbito de uma bolsa Fulbright com o apoio da FCT, com enfoque nas áreas dos direitos ambientais, resiliência socio-ecológica e direito adaptativo nas cidades.

Exerceu atividade profissional em várias sociedades de advogados e no Departamento Jurídico da Câmara Municipal de Lisboa, tendo ainda desempenhado funções de adjunto em gabinetes ministeriais do Governo Português, nas áreas da economia, do ambiente e do ordenamento do território. É secretário e tesoureiro da Sociedade Portuguesa de Direito Internacional (ILA Portuguese Branch), membro do Comité de Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde da International Law Association e autor de diversas comunicações em universidades portuguesas e internacionais, bem como de artigos científicos nas áreas do ambiente, cidades e desenvolvimento sustentável.

Licenciatura (1º Ciclo):

  • Direito Administrativo

 

Mestrado (2º Ciclo):

  • Direito do Ambiente