“Sobre a minha experiência, primeiramente, destaco o sucesso das esclarecedoras e atenciosas conversas que tive o prazer de ter com a minha professora orientadora na NOVA School of Law. Fizeram toda a diferença para o desenvolvimento do corpo de texto da minha tese.

Adicionalmente, tive a oportunidade de aprofundar a metodologia de pesquisa e de análise do direito, a partir da frequência às aulas de Direito Processual e de Metodologias de Análise do Direito, integradas no Programa de Doutoramento em Direito da NOVA School of Law.

O intercâmbio de informações com algumas colegas doutorandas também foi de muito proveito para a compreensão do direito português.

A oportunidade de frequência e apresentação do tema da minha tese num English SPEED também foi fundamental para a evolução da minha pesquisa. De um lado, a oitiva atenta de palestrantes e debatedores de diversas nacionalidades sobre variados temas e enfoques favoreceu uma análise da minha própria tese menos centrada na perspectiva da minha universidade de origem. Por outro lado, expor alguns dos pontos da minha própria tese no dia 18 de novembro de 2020 fez-me ouvir e raciocinar melhor minhas próprias ideias, eliminar alguns excessos que soaram incoerentes e focar em pontos mais imprescindíveis. Alguns comentários foram essenciais para abrir-me os olhos para o ponto mais importante da minha tese e que eu estava a tratar como secundário.

As inúmeras horas passadas na Biblioteca da NOVA School of Law e na sala de doutorandos também foram de suma importância. Além de dar-me ambiente para escrever e pesquisar com mais concentração, pude acessar mais de 10 dissertações sobre o meu tema publicadas por universidades portuguesas. De fato, a simples presença na NOVA School of Law permitiu encontrar material bibliográfico de Portugal com infinita facilidade, se comparado com minha pesquisa no Brasil.

Em resumo, minha tese sofreu radical modificação quanto à sua estrutura metodológica graças à minha presença na NOVA School of Law. Se antes minha pesquisa circulava sobre um tema mais amplo, o doutoramento sanduíche me fez compreender a importância maior de algumas questões, dentro desse tema mais amplo, que passaram a ser ponto central da tese, com análise da pratica e da regulamentação, esta praticamente inexistente no Brasil”.