A NOVA School of Law tem o prazer de anunciar a 4.ª edição do Prémio de Excelência Pedagógica Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral, criado em 2021 com o objetivo de distinguir, promover e divulgar modelos educativos de excelência que atendam aos desafios pedagógicos atuais, promovendo um ensino de qualidade, capaz de proporcionar uma experiência de aprendizagem transformacional e intelectualmente desafiadora.

Na sua terceira edição, o prémio foi entregue à Professora Teresa Pizarro Beleza e ao Professor Vítor Neves, numa dupla celebração que, tal como salientou a Presidente do Conselho Pedagógica e Professora Rita Calçada Pires – que apresentou o prémio entregue pelo filha do nosso fundador e primeiro Diretor, Filipa Amaral – reconheceu a excelência de “alguém que tornou claras e inequívocas a necessidade e a importância de ponderar e lutar pela igualidade e não discriminação, seja na consciência de todos/as e, claro, no âmbito do que o Direito tem para contribuir” e de “alguém que consegue, através da comunicação cristalina e inequívoca, envolver os alunos no processo de aprendizagem, mesmo que, formalmente os trate por ‘meus senhores’ e seja recordado tantas vezes como a personagem dos anos 80 e 90 que ensinou muitos a pacificarem-se com o momento de terminarem o seu dia e a se recolherem ao leito para descansar…

Atribuição do Prémio de Excelência Pedagógica

O Prémio consiste no reconhecimento público de excelência pedagógica, pretendendo, em especial, reconhecer a capacidade de inovação pedagógica do seu corpo docente, contribuindo para divulgar boas práticas desenvolvidas no ano letivo imediatamente anterior à sua atribuição, em unidades curriculares de qualquer tipologia.

A atribuição do Prémio é anual, sendo deliberada em outubro de cada ano com referência ao ano letivo imediatamente anterior.

São elegíveis para a atribuição do Prémio quaisquer docentes ou equipas de docentes que tenham lecionado uma ou mais unidades curriculares de qualquer tipologia, integradas ou não em ciclos de estudo conferentes de grau, no ano letivo imediatamente anterior à sua atribuição, independentemente da natureza do respetivo vínculo à NOVA School of Law.

Os membros do Conselho Pedagógico apresentarão para deliberação a nomeação fundamentada de seis candidatos/as, sendo três nomeados/as pelos membros docentes e três nomeados/as pelos membros discentes.

A deliberação será antecedida pela discussão do mérito das diferentes nomeações, determinado à luz da sua fundamentação.

Avaliação

Serão apreciadas quaisquer nomeações fundamentadas subscritas por um ou maismembros docentes ou discentes da comunidade NOVA School of Law, devendo tais propostas ser dirigidas à presidência do Conselho Pedagógico, por correio eletrónico, entre o primeiro e o último dia do mês de setembro do ano letivo subsequente àquele a que o Prémio se reporta.

As propostas devem ser enviadas durante o mês de setembro para conselho.pedagogico@novalaw.unl.pt.

Anúncio do Prémio

O Prémio é anunciado pelo/a Presidente do Conselho Pedagógico na cerimónia do Dia da Faculdade – marcada para o dia 30 de outubro – podendo esta contar, para o efeito, com a presença de familiar próximo/a do Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral.