Sobre nós

Biblioteca

A Biblioteca da NOVA School of Law é uma biblioteca de livre acesso, cuja missão prioritária consiste no apoio ao ensino, à promoção da investigação e relações com a sociedade em geral. Procura-se incentivar o desenvolvimento de competências ao nível da pesquisa, localização, acesso, avaliação (crítica) e organização da informação por parte dos seus utilizadores.

Fundo documental 

O Fundo documental da Biblioteca compreende atualmente cerca de 40.000 títulos de monografias e uma aposta no suporte digital; 255 títulos de publicações periódicas, das quais, 153 são publicações estrangeiras. Centradas fundamentalmente na área do Direito, podem contudo encontrar-se obras de Filosofia, Pensamento Político, Sociologia, Economia, História, etc. Estão também disponíveis, para consulta local, obras de referência (dicionários e enciclopédias) jurídicas e de âmbito geral.

O fundo documental encontra-se classificado em áreas temáticas específicas. Esta classificação permite-lhe perceber a arrumação das obras nas estantes. Deve contudo lembrar-se que a interdisciplinaridade dá azo a que uma obra classificada e arrumada em determinada área, poderia ter, de acordo com o seu ponto de vista, uma outra classificação. É pois importante que utilize os catálogos automatizados. No que diz respeito às publicações periódicas, estas encontram-se divididas entre publicações portuguesas e estrangeiras. No expositor da sala de leitura encontram-se os números relativos ao ano corrente. Os números de anos anteriores encontram-se arrumados na sala de periódicos. 

Informações gerais

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h00 às 20h00

Pesquisa

Plataforma de meta-pesquisa dos recursos bibliográficas das Unidades Orgânicas da Universidade NOVA de Lisboa (artigos de revistas em full-textebooks, catálogos bibliográficos das bibliotecas da NOVA, etc.)

Cerca de 40000 títulos monográficos e 255 títulos de publicações periódicas, das quais mais de 153 são publicações estrangeiras. Compreende sobretudo obras centrada na área do Direito, mas também de outras áreas, como das Ciências Sociais e das Humanidades.

Plataforma que pretende recolher, armazenar, gerir, preservar e permitir o acesso à produção intelectual, desde artigos de revistas científicas, comunicações a conferências e teses e dissertações. As obras disponibilizadas através do RUN estão abrangidas pela Licença Creative Commons.

Recursos online

+ Recursos Restritos

Conjunto de bases de dados de obras da área do Direito, a que os utilizadores podem aceder mediante o preenchimento de determinados critérios e com acessos disponibilizados pela Biblioteca.

Base de dados com acesso a revistas científicas especializadas em assuntos jurídicos internacionais em diferentes áreas de prática, escritas por experts do mundo inteiro e publicadas pela Wolters Kluwer;

IEL Labour Law, Encyclopedia of International Labour Law, que fornece informações práticas e conhecimentos valiosos sobre os quadros jurídicos nacionais e internacionais em 25 áreas de prática, escritas por mais de 1.200 peritos de renome de todo o mundo;

Uma coleção de manuais de alta qualidade que são um valioso auxílio para a exploração do panorama jurídico internacional em constante mudança, em áreas como o Direito Empresarial e Comercial, Litígios, Direito do Trabalho e Direito dos Transportes.

KluwerArbitration.com é o recurso online líder mundial para a investigação de arbitragem internacional. Contém uma riqueza de comentários de autores especializados e uma extensa coleção de materiais de fonte primária. Além disso, como assinante, obtém acesso a materiais exclusivos, incluindo casos e prémios da ICC.

O website Kluwer Law Online (contém):

  • Coleção completa de journals académicos;
  • Uma seleção crescente de papers;
  • Tabelas de conteúdos navegáveis;
  • Informação bibliográfica em formato HTML;
  • Documentos de texto completo em formato PDF (para ver e imprimir ficheiros PDF, por favor instale o Adobe Reader gratuito);
  • Funcionalidade avançada de navegação e pesquisa dentro e entre títulos;
  • Disponibilidade online 3 a 4 semanas antes da publicação impressa.

Inserido no âmbito do Projeto de Apoio ao desenvolvimento aos Sistemas Judiciários dos PALOP, e no quadro do Programa Indicativo Regional PALOP II, financiado pelo 9º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) e pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), a Base de Dados Jurídica Legis-PALOP constitui um ambicioso projeto de disponibilização de uma plataforma de conhecimento e partilha de informação jurídica entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e por todos aqueles que pretendem conhecer estes ordenamentos jurídicos.

A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) disponibiliza o acesso ilimitado e permanente às instituições de investigação e do ensino superior aos textos integrais de milhares periódicos científicos e ebooks online de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos, através de assinaturas negociadas a nível nacional.

Legislação, Jurisprudência e Doutrina

Diário da República Electrónico de valor acrescentado

A JSTOR é uma base de dados em texto completo, com arquivos retrospetivos. Coleções disponíveis:  Art & Sciences I, Art & Sciences II, Art & Sciences III.

Plataforma de meta-pesquisa em múltiplos recursos, contendo artigos de revistas em full-textebooks, os catálogos bibliográficos das bibliotecas da UNL, etc.

vLex dá-lhe acesso a mais de 100 milhões de documentos de 134 países e disponíveis em 13 idiomas.

Regiões: Europa; América do Norte; América Central e do Sul; Ásia; África e Outras Jurisdições (União Europeia e Comunidade Andina)

A Web of ScienceSM (antiga Web of Knowledge) é hoje a principal plataforma de investigação, ajudando-o a encontrar, analisar e partilhar rapidamente informação nas ciências, ciências sociais, artes e humanidades. Obtém acesso integrado a literatura de alta qualidade através de uma plataforma unificada que liga uma grande variedade de conteúdos com uma pesquisa sem falhas.

+ Recursos Livres

Conjunto de bases de dados de obras da área do Direito, a que os utilizadores podem aceder de forma livre.

Bases de Dados nacionais

Tribunal Constitucional
Presidência da República
Tribunal de Contas
Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa
Supremo Tribunal de Justiça
Assembleia da República

Direito da União Europeia

Eurlex
Base de dados de Legislação e Jurisprudência Comunitárias. Possibilita o acesso gratuito ao Direito da União Europeia (legislação, jurisprudência, tratados, actos preparatórios, etc.).

Portal Europa
O Europa.eu é o sítio Web oficial da União Europeia. É um bom ponto de partida se estiver à procura de informações e serviços fornecidos pela UE mas não sabe que sítio Web consultar. Aqui poderá encontrar: informações básicas sobre o funcionamento da UE; as últimas notícias e eventos da UE; links para informações sobre a UE nos sítios Web das instituições e agências da UE.

Portal Europeu de Justiça
Este portal, conhecido por “e-justice” oferece respostas rápidas às questões jurídicas dos cidadãos.

Prelex
Base de dados dos procedimentos interinstitucionais que permite acompanhar as grandes etapas do processo de decisão entre a Comissão e as outras instituições e acompanhar os trabalhos das diferentes instituições envolvidas. A base segue todas as propostas e comunicações da Comissão a partir da sua transmissão ao Conselho ou ao Parlamento Europeu.

Outras bases

A Revista de Direito Comercial dedica-se à divulgação do Direito Comercial, sendo dirigida a todo o comércio, de terra, mar, ar e espaço, real ou virtual, pretendendo-se que seja útil para comerciantes, empresas, consumidores, trabalhadores, magistrados, advogados, professores e todas as pessoas que convivem com o verdadeiro labirinto que são os problemas do comércio.
A Biblioteca OAPEN contém livros académicos de livre acesso, principalmente na área das humanidades e ciências sociais. OAPEN trabalha com editoras para construir uma colecção de livros de acesso livre de qualidade controlada, e fornece serviços para editoras, bibliotecas e financiadores de investigação nas áreas de depósito, garantia de qualidade, disseminação e preservação digital.
 
Permite o acesso a todos os tratados ou acordos internacionais em vigor nos Estados-Membros das Nações Unidas.
 
É serviço administrado pelo U.S. Department of Justice e inclui uma base de dados de resumos de mais de 200 000 publicações.
 
Esta base contém todo o tipo de documentação oficial das Nações Unidas desde 1993. A base tambémdisponibiliza o acesso da Assembleia Geral, do Conselho de Segurança, ao Conselho Económico e Social e ao Conselho dos Curadores desde 1946.
 
Bases de dados desenvolvidas pela Organização Internacional do Trabalho que integram informação sobre aplicação das normas internacionais do trabalho, regulamentação, estatísticas, segurança social, igualdade de oportunidades, etc.
 
É um portal de difusão da produção científica hispânica, que permite o acesso a documentos e criar sistemas de alerta.
 
Este serviço permite o acesso livre ao texto integral de milhares de títulos de periódicos científicos e académicos em todas as áreas do conhecimento.
 
A Plataforma Open Access de Revistas Científicas Electrónicas Españolas y Latinoamericanas e-Revistas é um projecto impulsionado pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) com a finalidade de contribuir para a difusão e visibilidade das revistas científicas publicadas na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.
 
Serviço cooperativo de 497 bibliotecas que tem como objectivo facilitar o acesso aos periódicos académicos publicados electronicamente.
 
Supremo Tribunal Federal da Alemanha no domínio da jurisdição de direito comum, isto é, em matéria de administração da justiça civil e penal.
 
Esta base de dados é a versão online do estudo sobre direito humanitário internacional consuetudinário, realizado pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha e editado pela Cambridge University Press.
 
Filosofia do Direito – nasce com a vocação de disponibilizar um amplo conjunto de documentos e de serviços em suporte digital de interesse para a comunidade de filósofos do direito que se expressam em língua castelhana.