Investigação

CEDIS

O CEDIS – Centro de Investigação sobre Direito e Sociedade (CEDIS) é uma unidade de investigação e desenvolvimento (I&D) acreditada e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). É também financiado por instituições europeias e por outras instituições da área do Direito e Sociedade. Tem a missão de promover a qualidade e o caráter inovador da investigação dos seus membros, contribuindo para o desenvolvimento do Direito.

A NOVA School of Law integra no CEDIS as suas principais áreas disciplinares e equipas de investigação. A política de investigação da NOVA School of Law, coerente com a missão da Universidade NOVA de Lisboa, privilegia a pluridisciplinaridade, a transversalidade e a internacionalização.

As atividades de investigação organizam-se em grupos e centros de investigação e incidem em domínios científicos que vão desde a relação entre o Direito e a História, Direito e Ciências Sociais, Economia e Governação do Mar, Direitos Humanos e Negócios, Direito Internacional e Europeu, Direito e Novas Tecnologias, Direito da Igualdade e Direito e a Segurança, a temas como o Ambiente e a Sustentabilidade, a Mobilidade, a Economia Digital, o Espaço, a Biotecnologia e a Inteligência Artificial.

A estratégia de investigação alinha-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e com as prioridades estratégicas da União Europeia, visando contribuir para elevar a qualidade da produção científica com impacto para as políticas públicas e para a sociedade.

Através do Gabinete de Apoio à Investigação, o CEDIS:

  • Informa semanalmente os seus membros de oportunidades de financiamento nacionais e internacionais;
  • Presta apoio à preparação e apresentação de candidaturas e projetos;
  • Colabora na constituição de consórcios e parcerias e na preparação dos respetivos documentos;
  • Apoia a gestão administrativa e financeira de projetos em execução;
  • Financia missões, no país e no estrangeiro, para apresentação de trabalhos de investigação;
  • Apoia a aquisição de bens e serviços relevantes para a produção científica dos seus membros;
  • Promove a divulgação da produção científica dos seus membros.