Conversas sobre Racismo e Xenofobia

7.ª Conversa | 11 de abril 2024

«Ouvir as ONGs anti-racistas na Academia: uma primeira audição».
Participação de SOS Racismo, Solim-Solidariedade Imigrante e Casa do Brasil

Em Portugal, os temas RacismoXenofobia têm pouco eco nos meios mainstream de comunicação social ou, tanto quanto é para já possível avaliar, no ambiente académico.

O Observatório do Racismo e Xenofobia, criado o ano passado por protocolo assinado entre o Governo e a Faculdade de Direito da Universidade NOVA, quer concorrer para incentivar a discussão e a visibilidade destes temas. Porque esse é um dos objetivos da sua fundação e porque se trata de manifesta questão de cidadania consciente e ativa. Um evidente problema de Direitos Humanos.

O Observatório organiza “Conversas” com um ou mais convidadas/os, para connosco participarem através da apresentação e discussão informal de qualquer tópico relevante neste contexto.

As abordagens e as perspetivas podem variar, consoante a experiência, o interesse ou, simplesmente, a preferência de quem abre a conversa. Quer se fale de:

• Experiência pessoal (ainda que “atípica”) mais direta ou mais indireta de perceção de discriminação
  • Trabalho técnico, político ou de ativismo neste campo
  • Ou outra perspetiva qualquer que se escolha

Onde e Quando?

As Conversas sobre Racismo e Xenofobia decorrem na Sala 7 do edifício da Faculdade de Direito – NOVA School of Law, Campus de Campolide.

A partir das 18h30.

Eventualmente poderá haver sessões online, se necessário. Se for autorizado, as conversas serão gravadas e, assim, ficarão a fazer parte do acervo bibliográfico e digital que o Observatório está a construir.

As Conversas são abertas a estudantes, professores/as e qualquer pessoa interessada. Ou seja, são públicas.

7.ª Conversa | 11 de abril

Depois de receberem, já este ano, Ghalia Taki, Coordenadora do Gabinete de interpretação e mediação cultural e do projeto da Bolsa dos intérpretes no Serviço Jesuíta aos Refugiados; Isadora Vianna Sento-Sé, Doutora em Ciências Sociais e pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Desigualdades Contemporâneas e de Género; Bruno Oliveira, mediador intercultural para a etnia cigana na Unidade Local de Saúde de S. José. Presidente e Fundador da INCIG – Associação Intercultural Cigana; e, para celebrar o  Dia Internacional contra a Discriminação Racial, Leda Barbio, Mariana Marques e Susana Neves, da Equipa Técnica do Inquérito às Condições de Vida, Origens e Trajetórias da População Residente (ICOT), as Conversas sobre Racismo e Xenofobia regressam à NOVA School of Law no dia 11 de abril.

Esta Conversa incidirá sobre o tema »ONGs anti-racistas na Academia: uma primeira audição», contado com a participação de representantes da SOS Racismo,Solim-Solidariedade Imigrante e Casa do Brasil.

Inscrições

Este evento é público e gratuito, mas carece de inscrição obrigatória para o e-mail do observatório: orx@novalaw.unl.pt.

Dúvidas?

Caso tenha alguma dúvida ou necessite de algum esclarecimento, poderá também enviar-nos um email para o mesmo endereço: orx@novalaw.unl.pt

Este evento é passível de ser fotografado e filmado e posteriormente divulgado. Caso não pretenda ser filmado/a e/ou fotografado/a, deverá expressar esta vontade por escrito, através do email comunicacao@novalaw.unl.pt. Para mais informações sobre o tratamento dos seus dados pessoais e os seus direitos enquanto titular dos dados, por favor, consulte a nossa Política de Privacidade aqui