
Inês Portela
Professora Convidada
Inês Portela é fundadora do Legal Design Institute e Embaixadora do Liquid Legal Institute.
Licenciada em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Pós-Graduada em Estudos Jurídicos e Económicos na Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne, Inês Portela iniciou a sua carreira na área diplomática, na OCDE, em Paris. Posteriormente, ingressou no mundo da consultoria e tornou-se consultora na Antares Consulting, desenvolvendo projetos de Estratégia e Operações para Hospitais e Farmácias em Espanha e na Bélgica. Em Portugal, trabalhou na Deloitte Consulting (como consultora na área da Saúde e Setor Público) e na Associação de Grossistas Farmacêuticos (como jurista).
Apaixonada por otimização de processos e transformação digital, Inês Portela foi cofundadora e CEO de duas startups Legaltech, entre 2012 e 2016, tornando-se membro pioneiro da comunidade de empreendedores de legaltech na Europa. Posteriormente, trabalhou na Morais Leitão como legal project manager, consultora de inovação e foi também coordenadora do programa de formação customizado na Nova SBE: Business Academy for Lawyers.
A sua experiência como empreendedora de Legaltech e consultora em inovação, estratégia e operações confere-lhe uma perspetiva única, enriquecendo a forma como aborda e ensina as temáticas na interseção entre Direito, Tecnologia e Inovação.
Tem lecionado na NOVA School of Law e na NOVA SBE (Executive Education) em Legal Project Management, Legal Design e Transformação Digital, e coordena programas académicos e executivos na NOVA School of Law sobre Empreendedorismo, Legaltech e Legal Design.
NOVA School of Law:
- Mestrados (2.º ciclo) – Legaltech
- Formação Académica | Designing the Future: Entrepreneurship and Legal Tech Innovation program
Nova School of Business and Economics:
- Educação Executiva | Pós Graduação em Gestão para Advogados: Módulo de “Legal Project Management”
- Educação Executiva | Business Academy for Lawyers