

Dia Mundial da Saúde Mental
NOVA School of Law | 10 de outubro
No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra no próximo dia 10 de outubro, convidamos estudantes, docentes e funcionários/as da NOVA School of Law para uma aula especial de Yoga e também para participar de uma Mesa-redonda, que debaterá a saúde mental nas profissões jurídicas.
Será um dia para respirar, relaxar, recarregar energias e também para refletir sobre esta temática tão relevante, promovendo o bem-estar em comunidade.
Atividade 1: Aula de Yoga
Local: Estúdio 1 da NOVA Desporto, Campus de Campolide.
Horário: 12h30
Inscrições: estão disponíveis apenas 15 vagas gratuitas, mediante inscrição no formulário abaixo.
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. A inscrição pode ser realizada até o dia 8 de outubro.
Atividade 2: Mesa-Redonda “Saúde mental e as profissões jurídicas”.
Local: Anfiteatro B, NOVA School of Law
Horário: 14h00 | 16h15
Este encontro terá como objetivo fomentar o diálogo interdisciplinar, promovendo a reflexão crítica e a partilha de experiências entre profissionais do Direito e da Psicologia, sobre os desafios atuais que atravessam estas áreas.
Presenças confirmadas:
- Raquel Barradas de Freitas, NOVA School of Law (moderadora da sessão)
- Vânia Filipe Magalhães, Juíza de Direito;
- Edite Oliveira, Psicóloga do Gabinete de Desenvolvimento Humano do SASNOVA;
- João Vieira de Almeida, Advogado de carreira;
- Teresa Tudella, Psicóloga do Gabinete de Desenvolvimento Humano dos SASNOVA;
- Beatriz Diogo, Presidente da Associação de Estudantes da NOVA School of Law.
Programa
Abertura
Apresentação do tema e dos/as participantes; enquadramento da relevância da saúde mental no meio jurídico.
Exposições iniciais
Cada interveniente disporá de aproximadamente 10 minutos para partilhar a sua perspetiva sobre o tema em análise.
- Quais os principais desafios à saúde mental de estudantes e profissionais do Direito?
- Que impactos pode ter a pressão académica e profissional na saúde mental?
- Que estratégias e recursos institucionais ou individuais podem ser adoptados para promover o bem-estar?
- De que forma se pode combater o estigma associado à procura de apoio psicológico no meio jurídico?
- Que recomendações dariam a quem inicia a sua carreira jurídica?
A mesa-redonda terá espaço para perguntas do público e um momento de convívio informal, num coffee break para os participantes
Perguntas do público
Espaço destinado ao esclarecimento de dúvidas e à partilha de experiências por parte dos/as estudantes.
Encerramento
Síntese das ideias principais e mensagem final de sensibilização para a relevância da saúde mental.
Momento de convívio
Oferta de um coffee break aos/às participantes.



