Nota de pesar pelo falecimento da antiga Procuradora-Geral da República Joana Marques Vidal
- 10 de Julho de 2024
A NOVA School of Law manifesta profundo pesar pelo falecimento da antiga Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal.
Natural de Coimbra, onde nasceu em 1955, Maria Joana Raposo Marques Vidal licenciou-se em Direito em 1978 e entrou no ano seguinte para a magistratura do Ministério Público. Especialista em Direito de Família e Menores, foi a primeira mulher a liderar a Procuradoria-Geral da República Portuguesa, cargo que exerceu entre 2012 e 2018.
Na nossa Faculdade apadrinhou o Projeto «Aquedutos das Águas Livres – Criar, inovar e ligar com a NOVA School of Law», que tinha como objetivo promover o Direito junto dos cidadãos e cidadãs, não como algo fechado, mas inserido num contexto social e enquanto fenómeno presente em quase tudo do nosso dia-a-dia, mesmo que nem sempre de forma óbvia. Porque o Direito vive através da aplicação das regras nas empresas, no Estado ou nas relações entre países, mas também na vida em sociedade – em algo tão simples como uma ida à praia (sinalização das bandeiras), na condução diária (sinais de trânsito), numa festa (etiqueta do vestuário) ou nas regras de um exame.
Tivemos também a honra de receber a ex-Procuradora noutras ocasiões na nossa Faculdade, incluindo num ciclo de conversas com a Diretora, que reunia alunos/as, professores/as e funcionários da Faculdade.
A nossa Diretora Professora Margarida Lima Rego lamenta o falecimento da antiga Procuradora-Geral da República Joana Marques Vidal e apresenta à família e amigos/as as mais sentidas condolências.