Andrea Longo

Andrea Longo

Professor Auxiliar

Nota Biográfica | Experiência Pedagógica | Publicações | Áreas de Investigação

Andrea Longo ingressou na NOVA School of Law em janeiro de 2026 como Professor Auxiliar de Direito Público e coordenador do Mestrado em Direito e Economia do Mar conjuntamente com a Professora Assunção Cristas. É também membro do NOVA Ocean Knowledge Centre.

Andrea é licenciado em Ciências Sociais, com especialização em Política do Médio Oriente e Língua Árabe (Sciences Po Paris, Campus de Menton, 2014), possui uma licenciatura em Direito (ciclo completo) pela Universidade de Turim (2018) e um doutoramento em Direito Público, Europeu e Internacional pela Universidade de Milano-Bicocca e pela Université Côte d’Azur (2023). A sua investigação sobre a aplicação dos direitos humanos a bordo de embarcações de pesca comercial situa-se na interseção entre o Direito do Mar, o direito internacional dos direitos humanos e a sustentabilidade.

É co-coordenador do Grupo de Interesse em Direito do Mar da Sociedade Europeia de Direito Internacional. É igualmente membro ativo do Comité sobre a Proteção das Pessoas no Mar da Associação de Direito Internacional e co-líder do subgrupo de trabalho sobre Tráfico de Pessoas e Trabalho Forçado da COST Action ‘BlueRights’ (CA23103), duas redes internacionais de profissionais e académicos dedicadas à análise de questões centrais relacionadas com a proteção dos direitos humanos no mar.

Trabalhou anteriormente como investigador de pós-doutoramento no Reino Unido. Em abril de 2023, integrou o One Ocean Hub (Universidade de Strathclyde), onde desenvolveu investigação colaborativa e interdisciplinar sobre a interpretação sistêmica das obrigações dos Estados em matéria de alterações climáticas, biodiversidade marinha e direitos humanos. Em fevereiro de 2024, ingressou na School of Oriental and African Studies (SOAS, University of London) para desenvolver investigação destinada a analisar a relação entre o princípio da liberdade dos mares e o tráfico histórico de escravos, bem como a compreender o seu contributo para as atuais violações de direitos humanos no mar. Na SOAS, obteve um financiamento do SOAS Impact Acceleration Account para desenvolver atividades orientadas para o impacto sobre abusos de direitos humanos a bordo de embarcações de pesca comercial, incluindo formas de escravatura moderna. Antes de ingressar na NOVA School of Law, foi Investigador Convidado na Universidade de Basileia, na Cátedra de Direito Público.

Andrea demonstra um interesse particular na aplicação prática do direito. Entre agosto de 2021 e abril de 2022, participou no Programa de Formação e Capacitação ITLOS/Nippon Foundation sobre a Resolução de Litígios ao abrigo da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. Foi admitido na Ordem dos Advogados italiana (Turim) em outubro de 2021 e trabalhou como consultor externo para organizações não governamentais nas áreas dos direitos humanos e do ambiente.

LinkedIn