Conversas sobre Género, Etnicidade e Diversidade

22 setembro | Universidade NOVA de Lisboa

No dia 22 de setembro de 2023, a NOVA School of Law acolherá o evento Conversas sobre Género, Etnicidade e Diversidade como parte do seu Dia da Inclusão, uma data em que a comunidade de estudantes e funcionários/as da NOVA celebrará coletivamente as aspirações de criação de um espaço livre de discriminação.

As Conversas sobre Género, Etnicidade e Diversidade são o evento principal do dia e incluirão três painéis sobre, respetivamente, violência doméstica (entendida de forma ampla, referindo-se à violência doméstica baseada no género, incluindo violência dentro de agregados familiares do mesmo sexo), discriminação múltipla e interseccional e igualdade de género.

O evento contará com a participação de oradores/as da sociedade civil, do meio académico e de instituições políticas portuguesas que se destacaram pela sua capacidade de defender uma sociedade portuguesa mais justa, mais igualitária em termos de género e sem discriminação.

Através das Conversas sobre Género, Etnicidade e Diversidade, a NOVA School of Law reitera a centralidade dos seus compromissos para a promoção de um espaço inclusivo e livre de discriminação e de uma comunidade onde todos/as se sintam bem-vindos/as e capazes de expressar todo o seu potencial.

Para promover a inclusão, este evento é bilingue (português/inglês): os/as oradores/as e o público podem escolher a língua com a qual se sentem mais confortáveis.

Local: Universidade NOVA de Lisboa, Colégio Almada Negreiros – Salão Nobre

A participação no evento não requer registo prévio. Lotação da sala: 50 pax.

8h50 | 09h00 – Observações introdutórias

• Margarida Lima Rego, Diretora NOVA School of Law
  • Nausica Palazzo, Responsável pelo pelouro Diversidade, Inclusão e Não-Discriminação, NOVA School of Law

9h00 | 10h15 – Painel 1 | Violência Doméstica

Moderador: Francisco Jesus, Estudante de Licenciatura, NOVA School of Law

Violência doméstica contra as mulheres

• Manuel Lisboa, Professor NOVA FCSH

Violência doméstica em agregados familiares de pessoas do mesmo sexo

• Rita Paulos, Diretora Executiva, Casa Qui Associação Solidariedade Social

Violência doméstica: Uma abordagem política baseada em dados para a elaboração de políticas

• Elisa Ercoli, Presidente da Differenza Donna ONG/AP

10h15 | 11h30 – Painel 2 | Discriminação Múltipla e Interseccional: Projetos em curso na NOVA

Moderadora: Isabela Lage, Estudante de Licenciatura, NOVA School of Law

Estudar o racismo e a xenofobia

• Teresa Pizarro Beleza, Professora NOVA School of Law e Presidente do Observatório do Racismo e Xenofobia

Interseccionalidade e o Direito

• Paulo Côrte-Real, Professor NOVA SBE e membro do projeto «Multiversidade – Livro Branco sobre discriminação múltipla e interseccional»

Feminismo Islâmico: Para além do véu dos equívocos

• Oumaima Derfoufi, Aluna de Doutoramento NOVA School of Law

Violência baseada no género nos fluxos migratórios

• Tatiana Morais, Advogada e Investigadora NOVA Refugee Clinic, NOVA School of Law

11h30 | 12h00 – Pausa para café

12h00 | 13h15 – Painel 3 | Igualdade de género

Moderadora:  Inês Graça, Estudante de Licenciatura, NOVA School of Law

Integração da perspetiva de género para uma legislação melhorada

• Ana Sofia Fernandes, Ativista e Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres

O “fator feminista”: Objeções ideológicas ao casamento e novos desenvolvimentos nas uniões legalizadas na Europa

• Nausica Palazzo, Professora NOVA School of Law

O papel da sociedade civil na promoção de questões de igualdade

• David Almeida, Presidente da Direção HeForShe Lisboa

13h15 | 13h35 – Observações finais

• Isabel Almeida Rodrigues, Secretária de Estado da Igualdade e das Migrações
  • Isabel L. Nunes, Professora e Vice-Reitora Universidade NOVA de Lisboa

Dúvidas?

Caso tenho alguma dúvida ou necessite de algum esclarecimento, envie-nos um email para nausica.palazzo@novalaw.unl.pt.

Parceiros: