Nos próximos dias 29 e 30 de setembro, a NOVA School of Law irá realizar a conferência «Compra e Venda Internacional de Mercadorias: A Convenção de Viena no Contexto do Transporte Marítimo Internacional, que constitui uma oportunidade para a Faculdade celebrar a entrada em vigor em Portugal da «Convenção de Viena sobre Compra e Venda Internacional de Mercadorias», no dia 1 de outubro de 2021.

Em interseção direta com a Convenção está o transporte marítimo, que é responsável por 90% do comércio global. Eventos recentes como a pandemia, mas não só, têm revelado desafios para as partes que compram mercadorias e as transportam por via marítima e para outros de alguma forma relacionados, levando inevitavelmente a litígios.

Neste contexto, será importante refletir: como poderá Portugal preparar-se para a entrada em vigor da Convenção?

Os trabalhos decorrerão em português e inglês, em formato presencial  (Colégio Almada Negreiros, Auditório A14 – Campus Campolide, Lisboa) e com acesso online.

Dia 1 | 29 de setembro

9.00h
Registo dos participantes

9.15h
Diretora da NOVA School of Law, Prof.ª Mariana França Gouveia
Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Dr. Pedro Siza Vieira

9.45h
Keynote Speaker
Prof.ª Ingeborg Schwenzer, Univ. Basel, Alemanha

10.30-11.30h
Pausa

11.00-13.00h
Tema 1: A Convenção de Viena – Como aqui chegámos e onde estamos? O que vai mudar no nosso Direito?

Intervenções

• Prof. Rui Moura Ramos, Univ. Coimbra, – Origem, particularismo e situação presente
  • Prof.ª Maria Helena Brito, NOVA School of Law – Âmbito de aplicação

Moderação: Prof.ª Joana Farrajota