Luís Elias

Professor Convidado
lmaelias@gmail.com

Luís Manuel André Elias é licenciado em Ciências Policiais (1992), Mestre em Ciência Política (2004) e Doutor em Ciência Política (2012) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH, UNL).

É professor no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), onde leciona no Mestrado em Ciências Policiais, tendo sido ainda professor convidado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e atualmente na Nova School of Law.

Realizou conferências na Alemanha, Azerbaijão, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Qatar, Reino Unido,Timor-Leste e Portugal. É autor de dezenas de artigos em revistas científicas e de quatro livros, um dos quais, em coautoria.

Luís Manuel André Elias é membro do ICPOL – Centro de Investigação do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.

Em termos profissionais, é Superintendente da Polícia de Segurança Pública, tendo desempenhado diversas funções de direção e de comando operacional, entre as quais, de Diretor do Departamento de Operações da PSP, assessor de segurança do Primeiro-Ministro (2015-2018) e de 2.º Comandante do Comando Metropolitano de Lisboa (2012-2015). Participou em operações de apoio à paz das Nações Unidas na Bósnia-Herzegovina e Timor-Leste, ministra regularmente formação no quadro do Colégio Europeu de Polícia (CEPOL) em diversos países europeus e no âmbito da cooperação técnico-policial participou em diversas missões de formação e assessoria em Angola, Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. 

Foi também chefe das delegações policiais de Portugal no campeonato da europa de futebol de 2012 (UEFA) na Ucrânia e Polónia e no campeonato do mundo de futebol de 2018 (FIFA) na Rússia.

Mestrado (2.º ciclo):

  • Civil Protection, Safety and Community Security
  • Private Security (Segurança Privada)