Veronica Corcodel

Professora Auxiliar
veronica.corcodel@novalaw.unl.pt

Veronica Corcodel é doutorada pela faculdade de Direito da Sciences Po (2015), em Paris (França), onde foi Investigadora Pós-Doutoramento e integrou o projeto FOLIE (Forms of Life and Legal Integration in Europe), no qual explorou a relação entre o direito e as formas de vida dos migrantes, realizando trabalho de campo em Calais. A sua investigação foi conduzida em colaboração com a Clínica de Migração da Sciences Po Law School, da qual era co-coordenadora.

O principal argumento da sua dissertação foi desenvolvido na recentemente publicada monografia da sua autoria «Modern Law and Otherness: The Dynamics of Inclusion and Exclusion in Comparative Legal Thought» (Edward Elgar, 2019)

Antes de ser tornar Investigadora Pós-Doutoramento na Sciences Po, foi professora visitante na Sciences Po Toulouse, onde lecionou «Direito da União Europeia» e «Direito Internacional Público». Lecionou também um curso de Direito Comparado na Sciences Po Law School.

Foi depois Max Weber Fellow no Instituto Universitário Europeu, onde investigou a forma como uma determinada compreensão da noção de formas de vida pode ser útil para uma abordagem crítica do quadro jurídico Europeu de detenção de migrantes.

Foi ainda professora na Dublin City University e professora visitante na Cornell Law School, na Universidade de Turim e na Universidade do Piemonte Oriental.

As suas áreas de interesse abrangem as migrações, o direito da União Europeia, o direito internacional público, a teoria crítica, estudos sociojurídicos e o direito comparado.

Trabalha atualmente na detenção de imigrantes e na abordagem Hotspot, procurando explorar, através de uma perspetiva crítica, as implicações da construção de espaços para os migrantes no direito da União Europeia.

A sua investigação mais recente tem incidido sobre a governação das migrações na Europa.

Licenciatura (1º Ciclo):

Public International Law

 

Mestrado (2º Ciclo):

EU Asylum and Migration Law