Helena Rêgo é, desde 2020, conselheira da Secretária-Geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP). Até 2020, e desde 2013, foi Diretora dos Recursos Humanos e Formação em Inteligência (SIRP). Entre 1988 e 2013 foi analista e, após 1995, foi diretora de vários departamentos operacionais do Serviço de Informações de Segurança (SIS).
É especialista em Relações Internacionais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP). Tem um doutoramento em Relações Internacionais, com foco nas áreas da análise de inteligência e segurança (Inteligência dos Estados), um Mestrado em Relações Internacionais pelo ISCSP, com foco em questões russas (livro «A Nova Rússia»), e uma Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
De 2013 a 2020 lecionou e coordenou os estudos de pós-graduação em Técnicas Analíticas Estruturadas para Análise de Informações na Universidade NOVA (IMS), em Lisboa.
Foi Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, entre 1985 e 1987, e Assistente Convidada do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – ISCSP, entre 1992 e 2009.
É oradora em várias conferências em Portugal e no estrangeiro, organizadas por diferentes instituições, nomeadamente: ISCSP – Lisboa; Instituto de Defesa Nacional (IDN); Conferências do Estoril, 2013; Fundação Calouste Gulbenkian, 2015; Associação Empresarial de Portugal (AEP); Autoridade Aduaneira (DGAIEC – Lisboa); Instituto de Estudos de Segurança e Ordem Pública (ISCPSI); Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna – Lisboa; Instituto de Altos Estudos Militares – Lisboa; Escola Superior Náutica – Lisboa; Instituto Inter-regional de Investigação de Crime e Justiça das Nações Unidas (UNICRI); Centre for Asymmetric Studies (CATS); Universidade Sueca de Defesa – Estocolmo, Suécia; Global Futures Forum (GFF); Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); Fórum Brasília (Brasil); Maputo (Moçambique) e Luanda (Angola); Universidade Juan Carlos (Espanha); entre outros.
Como Diretora do Combate ao Terrorismo (10 anos) participou, desde a sua criação, em 2001, no Grupo de Contraterrorismo CTG (Inteligência Europeia) e foi Presidente do Grupo de Trabalho de Terrorismo (TWG) do Conselho Europeu durante a Presidência Portuguesa da UE, em 2007. Foi também corresponsável pela segurança de vários eventos importantes (Expo 98; Visitas do Papa; Cimeiras da NATO).
Foi representante do SIS na Unidade de Coordenação Antiterrorismo (UCAT), entre 2003 e 2004. Dá formação em todos os cursos SIS e SIRP (Inteligência) desde 1988.
Artigos mais recentes:
- “A Inteligência dos Estados. A Perspetiva do Analista de Informações“, ISCSP, dezembro 2013 (dissertação de doutoramento)
- “Segurança e Prevenção do Terrorismo, Algumas Notas”, in Como Tornar Portugal um País Seguro?, ed. Bnomics, 2013
- “Globalization and Challenges for Intelligence Analysis”, in Globalization and International Security, ed. Nova Publishers, 2014
- “Complexidade, Intelligence e Governação”, in Governação Integrada e Administração Pública, INA Editora, 2015
- “Portugal: Opções Estratégicas”, in Contextos de Segurança, OSCOT, coleção Diário de Bordo, março 2017.
É autora de vários artigos revistos por pares que tratam de diferentes aspetos de segurança e inteligência.
Tem sido júri de várias discussões de teses e dá orientação pedagógica em trabalhos de pós-graduação na Universidade NOVA de Lisboa, no Instituto de Defesa Nacional, no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) e na Academia da Força Aérea.