Professor Catedrático José João Abrantes eleito novo Presidente do Tribunal Constitucional
Professor Catedrático José João Abrantes eleito novo Presidente do Tribunal Constitucional

Lição de Jubilação do Professor Doutor José João Abrantes

4 de junho de 2025 | Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa

O Professor Doutor José João Abrantes vai proferir a sua Lição de Jubilação no próximo mês de junho.

A cerimónia terá lugar no dia 4 de junho de 2025, às 16h00, na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa.

Os/as interessados/as em assistir a este momento de celebração deverão confirmar a sua presença (limitada à lotação da sala) no botão abaixo.

Sobre José João Abrantes

Professor Catedrático da NOVA School of Law, José João Abrantes foi eleito Presidente do Tribunal Constitucional a 26 de abril de 2023,  sucedendo ao também nosso Professor João Caupers.  Tomou posse como Presidente do Tribunal Constitucional a 11 de maio de 2023. É também, por inerência, Conselheiro de Estado, cargo que assumiu a 16 de junho de 2023.

Licenciado e mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, doutorado em Direito pela Universidade de Bremen e agregado em Direito (Direito Privado) pela NOVA School of Law, onde é professor desde 2000, José João Abrantes está no Palácio Ratton desde 2020, ano em que foi eleito juiz do Tribunal Constitucional.

Especialista em Direito do Trabalho, é membro de várias associações e redes científicas, sendo o perito nacional português da European Labour Law Network, rede de juristas do trabalho que assiste a Direção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades da Comissão Europeia. Durante sete anos, foi Vice-Presidente da APODIT – Associação Portuguesa de Direito do Trabalho

Conta com uma vasta experiência nacional e internacional como especialista e consultor na área laboral, nomeadamente em matérias de Direito Europeu e Internacional, tendo prestado consultoria e assistência técnica a ministérios (nomeadamente ao Ministério do Trabalho) e a outras instituições públicas.

Tem igualmente uma vasta obra publicada, tanto em Portugal como no estrangeiro, que inclui mais de uma centena de textos sobre diversos ramos jurídicos, com destaque para o Direito do Trabalho, mas também para o Direito Civil, Processo Civil, Direito Constitucional e Direitos Fundamentais