Livro de Luís Cabral de Oliveira distinguido com o prémio Fundação Calouste Gulbenkian/Academia Portuguesa da História 2021
O livro «A consagração dos naturais: Constituição, direito(s) e perismo na Goa oitocentista», editado em três volumes pela Causa das Regras foi galardoado com o prémio Fundação Calouste Gulbenkian/Academia Portuguesa da História 2021, na modalidade História da Presença de Portugal no Mundo.
O seu autor, Luís P.L. Cabral de Oliveira, é doutorado pela NOVA School of Law, investigador do CEDIS e membro da equipa de investigação do projeto Pluralismo Jurídico no Império Português, para além de professor do Departamento de Ciências Jurídicas do Politécnico de Leiria, onde coordena a licenciatura em Administração Pública.
Neste trabalho – editado com patrocínios do CEDIS, da Fundação Oriente e do Projeto «Pluralismo Jurídico no Império Português» – é teorizado e analisado com detalhe o papel das elites naturais católicas goesas e a sua presença e impacto no primeiro constitucionalismo português, bem como na constituição de um saber constitucional próprio, articulado com um projeto local que o autor define como «perismo».