NOVA School of Law e Antas da Cunha Ecija estabelecem protocolo de cooperação

A NOVA School of Law e a sociedade de advogados Antas da Cunha Ecija assinaram um protocolo de cooperação que visa estreitar laços institucionais, promover projetos conjuntos e reforçar o impacto de ambas as instituições na comunidade jurídica nacional e europeia.

A parceria enquadra-se na estratégia da NOVA School of Law para o quadriénio 2022-2026, assente em três missões essenciais: oferecer educação de excelência, produzir investigação de topo com reconhecimento nacional e internacional e contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Com esta colaboração, a Faculdade reforça o seu compromisso com a inovação no ensino, a internacionalização — com especial foco na Europa — e o estudo dos desafios emergentes da transformação tecnológica.

O protocolo tem igualmente um valor simbólico especial, ao homenagear o percurso de José Luís da Cruz Vilaça, sócio da Antas da Cunha Ecija e figura de referência do Direito da União Europeia. O seu papel na adesão de Portugal às Comunidades Europeias, na definição do enquadramento da política de concorrência e no exercício de funções de destaque no Tribunal de Justiça da União Europeia marcaram de forma indelével a história jurídica europeia e nacional.

A NOVA School of Law reconhece ainda o contributo de José Luís da Cruz Vilaça para o desenvolvimento do seu projeto educativo, enquanto professor de módulos pioneiros em Direito da União Europeia e membro de órgãos de governo da Universidade NOVA.

A vertente de investigação será um dos pilares centrais desta parceria, com uma estreita articulação com o CEDIS – Centro de Investigação & Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade, reforçando a presença da NOVA School of Law em redes internacionais de investigação financiada.