** Por motivos de força maior, este evento foi cancelado **

Qual é o objetivo da justificação?

27 de maio | NOVA School of Law

O Seminário “Qual é o objetivo da justificação” irá realizar-se entre as 14h00 e as 16h00, na Sala do Conselho Científico, na NOVA School of Law.

Orador

James Edwards, Universidade de Oxford

Resumo

Imagine-se que D pratica um ato que configura uma infração penal. Há quem diga que a ação de D só está justificada se duas condições se verificarem: em primeiro lugar, tem de haver uma razão normativa (não derrotada) para D agir dessa forma; em segundo lugar, a razão que motivou D a agir dessa forma tem de corresponder a essa razão normativa. Chamemos-lhe a “tese da correspondência de razões” (“matching reasons thesis”- MRT).
Os proponentes da MRT defendem esta tese por referência ao objetivo (ao “point”) da justificação. Defenderei que, se que os proponentes da MRT estão certos acerca desse objetivo, não temos razões para aceitar qualquer dos termos da MRT: não temos razão para aceitar que a “correspondência” de razões seja necessária para a justificação, nem que seja suficiente.

Promovido pela NOVA Argumentation

* Campos de preenchimento obrigatório