Universidade NOVA implementa Plano de Igualdade de Género

A Universidade NOVA de Lisboa vai implementar, em todas as Unidades Orgânicas – incluindo, naturalmente, a NOVA School of Law – um Plano de Igualdade de Género para o período 2021-2025, reafirmando o seu alinhamento com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Plano é constituído por 10 medidas, nas quais se pretende alcançar um conjunto de 44 objetivos que estão distribuídas por cinco dimensões, em particular: conciliação trabalho-família e cultura organizacional; equilíbrio de género na liderança e corpos de decisão; igualdade de género no recrutamento e progressão da carreira; integração da dimensão do género na Investigação e Educação; e adoção de medidas contra a violência de género, incluindo o assédio sexual.

A NOVA tem, nas suas prioridades estruturais e estratégicas, políticas de proximidade baseadas nos princípios da inclusão, igualdade e diversidade. Desde 2019 que a NOVA participa no projeto europeu SPEAR (Supporting and Implementing Plans for Gender Equality in Academia and Research), com o objetivo de melhorar a representatividade das mulheres nos cargos de chefia e promover instituições mais justas e inclusivas.

O Plano de Igualdade de Género prevê, ainda, um processo de monitorização contínuo da sua implementação e atividades que visam a sustentabilidade do mesmo, de forma a que tenha continuidade para além do tempo de vida do projeto dentro do qual foi desenvolvido.

Conheça os documentos: