5.ª edição do Prémio de Excelência Pedagógica Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral

A NOVA School of Law tem o prazer de anunciar a 5.ª edição do Prémio de Excelência Pedagógica Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral, criado em 2021 com o objetivo de distinguir, promover e divulgar modelos educativos de excelência que atendam aos desafios pedagógicos atuais, promovendo um ensino de qualidade, capaz de proporcionar uma experiência de aprendizagem transformacional e intelectualmente desafiadora.

Na sua quarta edição, o prémio foi entregue ao Professor João Cura Mariano, reconhecendo o seu impacto transformador na aprendizagem dos/as estudantes.

Na cerimónia, a Professora Rita Calçada Pires, por intermédio de Leonor Marcos, representante dos/as estudantes de Licenciatura do Conselho Pedagógico, salientou que o Professor Cura Mariano é um “mestre exímio nas suas matérias, que vai além do saber teórico” e “abre verdadeiros caminhos de aprendizagem ao adotar um método pedagógico que envolve, desafia e inspira os/as alunos/as, sempre com uma proximidade e empatia que não se ensinam – sentem-se“.

Tendo cessado funções na NOVA School of Law em 2023 para se dedicar à presidência do Supremo Tribunal de Justiça, a sua ausência é sentida por todos/as, pois como lembrou Rita Calçada Pires, o professor “transforma a experiência de aprender numa verdadeira magia”, sendo conhecido entre os estudantes como o nosso “mágico”.

O Prémio foi entregue por Domingos Amaral, filho do fundador e primeiro Diretor, Professor Diogo Freitas do Amaral, numa homenagem que reforçou a excelência pedagógica e a inspiração que docentes como o Professor João Cura Mariano deixam nas novas gerações.

Atribuição do Prémio de Excelência Pedagógica

O Prémio consiste no reconhecimento público de excelência pedagógica, pretendendo, em especial, reconhecer a capacidade de inovação pedagógica do seu corpo docente, contribuindo para divulgar boas práticas desenvolvidas no ano letivo imediatamente anterior à sua atribuição, em unidades curriculares de qualquer tipologia.

A atribuição do Prémio é anual, sendo deliberada em outubro de cada ano com referência ao ano letivo imediatamente anterior.

São elegíveis para a atribuição do Prémio quaisquer docentes ou equipas de docentes que tenham lecionado uma ou mais unidades curriculares de qualquer tipologia, integradas ou não em ciclos de estudo conferentes de grau, no ano letivo imediatamente anterior à sua atribuição, independentemente da natureza do respetivo vínculo à NOVA School of Law. 

Os membros do Conselho Pedagógico apresentarão para deliberação a nomeação fundamentada de seis candidatos/as, sendo três nomeados/as pelos membros docentes e três nomeados/as pelos membros discentes.

A deliberação será antecedida pela discussão do mérito das diferentes nomeações, determinado à luz da sua fundamentação.

Avaliação

Serão apreciadas quaisquer nomeações fundamentadas subscritas por um ou mais membros docentes ou discentes da comunidade NOVA School of Law, devendo tais propostas ser dirigidas à presidência do Conselho Pedagógico, por correio eletrónico, entre o primeiro e o último dia do mês de setembro do ano letivo subsequente àquele a que o Prémio se reporta.

As propostas devem ser enviadas durante o mês de setembro para conselho.pedagogico@novalaw.unl.pt.

Anúncio do Prémio

O Prémio é anunciado pelo/a Presidente do Conselho Pedagógico na cerimónia do Dia da Faculdade – marcada para o dia 29 de outubro – podendo esta contar, para o efeito, com a presença de familiar próximo/a do Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral.