Professor Jorge Morais Carvalho recebe Prémio de Excelência Pedagógica Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral 2025

O Professor Jorge Morais Carvalho foi o vencedor da quinta edição do Prémio de Excelência Pedagógica Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral 2025, atribuído pela NOVA School of Law.

A entrega do prémio teve lugar no Dia da NOVA School of Law, um momento de encontro e celebração dos valores que nos unem: a excelência, a inovação e a dedicação ao ensino e à aprendizagem. Nesse mesmo espírito, a Presidente do Conselho Pedagógico, Professora Rita Calçada Pires, sublinhou que este prémio representa “um momento em que a pedagogia, elemento central da nossa Faculdade, é celebrada e impulsionada. Por outro lado, é a oportunidade pública de celebrarmos a memória e o legado de um dos nossos fundadores, o Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral”.

Criado para distinguir práticas pedagógicas de excelência, o prémio reconhece assim modelos de ensino que promovem uma aprendizagem transformadora e de elevada qualidade. Como explica Rita Calçada Pires, “a NOVA School of Law tem, desde o início, a missão de elevar a pedagogia na aprendizagem e no ensino do Direito. Foi um dos pilares estruturais da nossa criação — aquele que devemos cuidar, fazer evoluir e manter como uma sensação de inquietude permanente, que nos faça avançar, melhorar e inovar. Este prémio é reflexo disso: é a celebração desta constante inquietação, de querer e ser sempre mais e melhor, também no âmbito pedagógico.”

Este ano, o Conselho Pedagógico deliberou atribuir o prémio ao Professor Jorge Morais Carvalho, “alguém que, metaforicamente e literalmente, veste a camisola da NOVA School of Law, destacou a Professora Rita Calçada Pires.

Foi num ambiente de partilha e reconhecimento que se distinguiu, assim, o Professor Jorge Morais Carvalho, cuja entrega à docência e à comunidade académica representa, na sua essência, o que significa ser NOVA School of Law.

Segundo Rita Calçada Pires, “a pessoa que hoje recebe o Prémio de Excelência Pedagógica é um dos nomes que estará sempre ligado à nossa Faculdade, pelo imenso que constrói e pela forma como cativa os/as alunos/as para a aprendizagem e para a investigação nas suas matérias. Seja por explicações claras, por casos práticos criativos, ou por projetos de investigação que promovem a ligação entre o ensino e a investigação.”

A Presidente do Conselho Pedagógico destacou ainda “a capacidade criativa com que  [o professor] gera casos práticos apelativos, o brilho com que desenvolveu um ramo jurídico em Portugal até então pouco explorado, e a energia com que envolve os alunos e alunas nas suas aulas e projetos”.

Ao longo dos anos, tem sido alguém a quem os/as alunos/as recorrem, alguém que se entrega aos alunos e alunas e que, por eles/elas, é capaz de tudo — até de integrar equipas desportivas!”, concluiu.

O prémio foi entregue por Filipa Amaral, filha do nosso fundador e primeiro Diretor, Professor Diogo Freitas do Amaral. O momento, vivido com grande emoção, foi marcado pelas palavras sentidas do Professor Jorge Morais Carvalho, num agradecimento que tocou toda a comunidade presente.