Plano de Contingência (Plano de Prevenção e Atuação) para a infeção por SARS-COV-2 (COVID-19)

 

O Plano de Prevenção e Atuação Face à COVID-19 da NOVA School of Law é uma ferramenta estratégica que define as medidas de prevenção e mitigação dos riscos associados à propagação do vírus SARS-CoV-2. O presente plano segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (CEPCD), bem como do Plano de Contingência Nacional e as Orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde (DGS).

A atual situação relativa à doença COVID-19 foi considerada pelo CEPCD como de impacto elevado e provável propagação global, tendo levado a OMS a declarar situação de Pandemia. Nesse sentido, foram decretadas medidas de contingência e divulgadas práticas para mitigação da propagação do referido vírus, com vista à minimização dos riscos de contágio e propagação da doença COVID-19.

A 2 de março de 2020, a Universidade Nova de Lisboa divulgou plano de Contingência Face à COVID-19, pelo qual a NOVA School of Law se guiou.

Tendo em consideração a situação pandémica atual, estabelecem-se, agora, através do presente Plano, as medidas e procedimentos para o funcionamento das atividades letivas e não letivas no ano letivo 2020/2021 da NOVA School of Law.

Nova School of Law Distinguida com selo COVID-OUT

A NOVA School of Law foi distinguida com o Selo de Confiança COVID OUT, atribuído pelo Instituto de Soldadura e Qualidade – ISQ, certificação que reconhece a eficácia das medidas e procedimentos de segurança e higiene implementadas para prevenir os riscos de transmissão da COVID-19. Saiba mais aqui.

Regras de acesso às Instalações da Faculdade

A nossa comunidade e a sua segurança é o nosso bem mais importante. É através dela que crescemos, trabalhamos e aprendemos desafiando-nos todos os dias. O contexto em que vivemos levou-nos a adotar um conjunto de regras e recomendações e estarmos preparados e sabermos atuar perante as adversidades decorrentes de um cenário de pandemia. O papel de todos e de cada um é fundamental.  Ao cuidar do futuro, cuidamos uns dos outros.

Tome nota:

  • Uso obrigatório de máscara;
  • Desinfeção das mãos com álcool gel à entrada das instalações e várias vezes por dia;
  • Nos intervalos, e se preferirem, os/as alunos/as podem ficar sentados/as nos seus lugares dentro da sala, desde que para a aula seguinte não tenham que trocar de sala;
  • Os ajuntamentos no corredor ou outros locais dentro das instalações não são permitidos;
  • Dentro das instalações os/as estudantes têm que respeitar o distanciamento físico de 2 metros e apenas podem ficar no seu interior para circulação, acesso às salas de aula, wc ou serviços;
  • A ocupação dos lugares nas salas de aula deve ser respeitada pela marcação respetiva dos símbolos colados nas mesas;
  • A requisição e a consulta presencial de livros na Biblioteca estão disponíveis de acordo com as regras específicas divulgadas pelos respetivos serviços;

Encontra-se assegurado o atendimento presencial, por email ou por telefone durante o horário dos serviços, que pode ser consultado aqui

Procedimentos relativos a casos suspeitos de COVID-19

Qualquer pessoa que esteja nas instalações da NOVA School of Law e apresente critérios compatíveis com a definição de caso suspeito de doença por COVID‐19 (descrito no ponto 5 do plano de contingência) ou que identifique alguém nestas circunstâncias  deverá contatar o Ponto focal:

Maria Manuela Guerreiro – (213847420 ou 966845545).

Stayaway COVID – APP

A STAYAWAY COVID é uma aplicação para telemóveis iOS ou Android que tem como objetivo auxiliar o País no rastreio da COVID-19. A aplicação permite, de forma simples e segura, que cada um de nós seja informado sobre exposições de risco à doença, através da monitorização de contactos recentes.

A aplicação é de utilização voluntária e gratuita e recomenda-se a instalação da mesma a partir deste link ou carregando no ícone da store.

Consulte aqui as perguntas frequentes.

Consulte aqui a informação sobre o Plano de Contingência da Universidade NOVA de Lisboa.