Sobre nós

Igualdade, Diversidade, Inclusão e Não Discriminação

Sobre nós

Igualdade, Diversidade, Inclusão e Não Discriminação

A NOVA School of Law reafirma o seu compromisso com a promoção de um ambiente que privilegie a inclusão e a não discriminação. Em linha com este compromisso, nomeámos uma responsável pela Diversidade, Inclusão e Não Discriminação para promover ativamente a diversidade e criar uma atmosfera de apoio em que toda a nossa comunidade possa prosperar.

As ações adotadas na área da diversidade, inclusão e não discriminação na NOVA School of Law incluem:

• Aprovação das Diretrizes sobre Diversidade, Inclusão e Não Discriminação. Estas diretrizes englobam um objetivo tripartido:
      • Promover a inclusão e a igualdade de género em eventos institucionais, como conferências e seminários. Adotando um critério flexível, as diretrizes permitem que a organização avalie se a procura do equilíbrio e da inclusão entre os sexos foi integrada na seleção dos/as oradores/as convidados/as, sem prescrever critérios numéricos rigorosos;
      • Incorporar, sempre que possível, uma perspetiva de género e de inclusão nos programas das disciplinas. Tal implica a aplicação desta perspetiva na seleção de temas, de referências bibliográficas e no desenvolvimento mais amplo dos programas das disciplinas. Além disso, a NOVA School of Law está firmemente empenhada em alargar o leque de oferta formativa que aborde temas no domínio dos estudos de género e inclusão;
      • Assegurar que a inclusão e a igualdade de género são considerações fundamentais na composição de comissões internas, júris, painéis e outros órgãos.
  • Organização de um Dia da Inclusão para reflexão sobre a importância de criar um espaço sem discriminação na NOVA School of Law.

A Responsável pela Diversidade, Inclusão e Não Discriminação é o ponto de contacto para questões relacionadas com a discriminação, alinhando-se com a definição de inclusão adotada pelo Manifesto de Inclusão da EUTOPIA, do qual a NOVA School of Law é signatária. Segundo o mesmo, a inclusão pode ser definida “positivamente em termos de empoderamento de indivíduos e grupos e aumento  do seu sentimento de pertença, ou negativamente em termos de redução dos fatores que excluem indivíduos e grupos com base em marcadores, e suas interseções, como a identidade de género, etnia, raça, nacionalidade, cultura, religião, capacidades mentais e físicas, orientação sexual e condição socioeconómica”.

A fim de abordar os fatores que excluem membros da nossa comunidade com base nestes marcadores e nas suas interseções, a responsável pode ser contactada para que sejam comunicados casos de discriminação ou para serem recebidas sugestões sobre ações que podem ser tomadas para promover os valores da inclusão, da diversidade e da não discriminação na nossa comunidade.

Um canal adicional para comunicar incidentes de discriminação pode ser encontrado aqui.

Contactos: nausica.palazzo@novalaw.unl.pt

Áreas relacionadas e recursos úteis

A NOVA School of Law está a desenvolver uma lista de recursos e ações em áreas relacionadas, como a promoção da saúde mental e bem-estar dos seus estudantes e equipas de profissionais.

Chegar a uma nova Escola, e também a uma nova cidade ou país, pode ser um desafio. O Serviço de Apoio ao Estudante (apoio.estudante@novalaw.unl.pt) pode ajudá-lo/a a navegar por todas estas ondas de novidades. Mais informações aqui.

Informação específica para estudantes internacionais e refugiados/as está disponível aqui.

Lançamento do SUCCESS@NOVA – Strategies to Underpin College Course Engagement and Student Success. Mais pormenores brevemente.

De acordo com o Regulamento de Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) da Universidade NOVA de Lisboa (n.º 397/2018), os/as estudantes com deficiências podem, se assim o desejarem, preencher o respetivo requerimento no NetPA, após a matrícula, fazendo prova da sua situação, para avaliação e consequente atribuição do estatuto de NEE na Universidade NOVA de Lisboa. Desta forma, a NOVA School of Law poderá implementar estratégias de integração adequadas a cada estudante.
A atribuição deste estatuto não é automática, nem é transferida do ensino secundário.

Contactos: apoio.estudante@novalaw.unl.pt