15 a 26 de janeiro 2024

E-Curso de preparação para os exames de acesso à carreira diplomática (6ª edição)

Este E-Curso visa preparar os/as candidatos/as à carreira diplomática para as diferentes provas do concurso de ingresso.

O curso, fundado em 2015 pelo Professor Francisco Pereira Coutinho e por Jorge Azevedo Correia, ambos com extenso percurso em formação diplomática, vai para a sua 6.ª edição, tendo ajudado na admissão à carreira diplomática de mais de 30 jovens profissionais.

Desde 2019 que, anualmente, mais de um quarto dos/as admitidos/as na Carreira Diplomática frequentaram o nosso Curso (28% e 35% nas duas últimas edições). Nas duas últimas edições, o/a melhor e segundo/a melhores classificados/as foram alunos/as do Curso, sendo que em 2020, 5 participantes do curso ficaram no Top 10.

Encontra-se aberto o Concurso Externo de Ingresso na Carreira Diplomática, com candidaturas até 19 de janeiro de 2024 (inclusive). Todos os nossos alunos recebem apoio especializado na elaboração do seu Curriculum Vitae até à data final de entrega da documentação.

Jorge Azevedo Correia

15 a 26 de janeiro de 2024

Segunda-feira a sexta-feira das 18h às 21h (horário de Lisboa)

Curso lecionado em e-learning (aulas síncronas) em 21 horas.

Propinas

• Valor: 650€
  • Alumni da NOVA School of Law e entidades parceiras: 550€
  • Estudantes da NOVA School of Law: 500€

Metodologia

As sessões sobre as provas escritas têm como enfoque essencial a metodologia de estudo e a resolução de exames de concursos anteriores. Mais do que ensinar um conjunto de conhecimentos estereotipados, procura-se a melhor forma de responder tendo em atenção as grelhas de avaliação de cada prova e as especificidades dos avaliadores. Na preparação de provas orais, visa-se a definição de uma estratégia para o concurso, tendo em atenção os conhecimentos e percurso académico e profissional do aluno, sem descurar as questões de cultura institucional do MNE e as necessárias questões protocolares.

Público-Alvo

Candidatos/as à carreira diplomática, jovens profissionais interessados/as em conhecer o trabalho no Ministério dos Negócios Estrangeiros e interessados/as em conhecer a política externa portuguesa.

Mentoria

Em paralelo com o curso, é oferecida a possibilidade de mentoria individual especializada para os/as candidatos/as que passem às Fases da Prova Oral de Conhecimentos e Prova de Seleção Profissional. Esta mentoria consiste num conjunto de reuniões individuais com vista ao apoio à elaboração da Carta de Motivação, Curriculum Vitae e preparação/boas práticas de entrevista de seleção.

• 100€ para quem tenha frequentado o curso.
  • 350€ para quem pretenda a mentoria sem ter sido aluno/a do Curso.

2ª feira | 15 de janeiro
18h00-21h00

Uma carreira no serviço diplomático e a cultura institucional do MNE
Embaixador Manuel Corte-Real