Professor Francisco Pereira Coutinho distinguido com Prémio de Inovação Pedagógica da NOVA

O Professor da NOVA School of Law, Francisco Pereira Coutinho, venceu a segunda edição do Prémio Inovação Pedagógica da NOVA, pelo projeto Moot Courts 2.0: integrating a law-student-centered learning methodology in large bachelor courses“.

O Prémio de Inovação Pedagógica da NOVA é inspirado na missão da Universidade de promover um ensino de qualidade, em todos os ciclos de estudos, através de académicos de excelência capazes de proporcionar uma experiência de ensino transformacional e intelectualmente desafiadora aos seus estudantes.

O projeto do Professor Francisco Pereira Coutinho distingue-se pela introdução original do moot court (tribunal simulado) enquanto método de ensino e de avaliação em disciplinas de licenciatura com um elevado número de estudantes.

O Prémio consiste na atribuição de uma bolsa de inovação pedagógica no valor monetário de 4.000 euros.

Moot Court

O moot court é um exercício especialmente vocacionado para o ensino do direito, pois adapta-se a estilos de aprendizagem frequentemente negligenciados nos métodos de ensino tradicional, ao mesmo tempo que permite uma compreensão profunda das matérias e o desenvolvimento de capacidades retóricas e de raciocínio jurídico essenciais para o exercício de profissões jurídicas.

A NOVA School of Law destaca-se pelas suas participações em moot courts nacionais e internacionais praticamente desde a sua fundação.

Em 2000, uma equipa da NOVA School of Law foi pela primeira vez apurada para uma final regional da European Law Moot Court Competition, que se realizou em Budapeste. Da equipa faziam parte os (agora) Professores Francisco Pereira Coutinho e Jorge Morais Carvalho. Desde então, a Faculdade manteve-se sempre na liderança, continuando hoje a liderar a tabela portuguesa de prémios e competições internacionais de Moot Courts, muito graças ao trabalho árduo e à experiência adquirida do Professor Francisco Pereira Coutinho.

A NOVA School of Law e o Professor Francisco Pereira Coutinho estão de parabéns!