Maria Damanaki

Maria Damanaki

Professora Convidada

Nota Biográfica

Maria Damanaki graduou-se com distinção na Universidade Técnica Nacional de Atenas, com um Mestrado em Engenharia Química. Possui também uma graduação da Universidade de Lancaster sobre questões de Género.

Foi Comissária Europeia dos Assuntos Marítimos e das Pescas entre 2010 a 2014, período durante o qual a Comissão conseguiu devolver níveis mais saudáveis às populações de peixes, adotando uma política das pescas que, continuada, poderia levar a mais 15 milhões de toneladas de peixe no mar, mais 30% de empregos e o equivalente a mais de 2 mil milhões de dólares em receitas adicionais. Maria Damanaki também introduziu e implementou a agenda do Crescimento Azul para Mares e Oceanos na Europa e criou legislação para criar um quadro comum para o Ordenamento do Espaço Marinho, a fim de mapear e gerir melhor as atividades marítimas em todos os países da UE.

Entre 2014 e 2020 foi Diretora Geral Global para os Oceanos na «The Nature Conservancy», onde liderava programas marinhos em 27 países, em todos os continentes, centrados na transformação da forma como o mundo gere os seus oceanos.

Anteriormente, trabalhou como membro do Parlamento grego durante mais de 25 anos. Tornou-se a primeira mulher a liderar um partido político na Grécia, em 1990, e foi a primeira mulher eleita como Vice-Presidente do Parlamento Grego.

Atualmente, copreside à rede de consultoria do Painel de Alto Nível para os Oceanos, é membro da Ação do Oceano do Fórum Económico Mundial e faz parte dos Conselhos da Fundação Oceânica do Mónaco e do Instituto Oceanográfico, das Regiões Marinhas Europeias, do Sistema Global de Observação da Pesca e do Fórum de Conselho de Manejo Marinho.

Na NOVA School of Law leciona a disciplina «Ocean Policies» do Mestrado de Direito e Economia do Mar, em corregência com a Professora Assunção Cristas.