María del Val Bolívar Oñoro

Investigadora de Pós-doutoramento

Nota Biográfica | Experiência Pedagógica | Publicações | Áreas de Investigação

Maria del Val (Marival) Bolívar Oñoro nasceu em 1991, em Alcalá de Henares (Madrid, Espanha).

Marival é investigadora de pós-doutoramento da NOVA School of Law, com uma prestigiada Bolsa Margarita Salas. Este programa inovador é financiado pelo Governo espanhol, pelo NextGenerationEU, pelo Plano de Recuperação Transformação e Resiliência e pela Universidade de Alcalá.

Marival licenciou-se em Direito na Universidade de Alcalá (Madrid, Espanha), em 2014. Completou um Mestrado em Responsabilidade Civil Extracontratual e um duplo doutoramento (Universidade de Alcalá, Madrid, Espanha  – Universidade de Maynooth, Maynooth, Irlanda), em 2021, após a defesa da sua tese de doutoramento, intitulada “O Direito das Pessoas que Vivem com HIV a Seguros de Saúde Privados em Espanha”.

Licenciatura (1.º Ciclo):

• Direito Constitucional (Universidade de Maynooth)

• Direito Constitucional I (Universidade de Maynooth)

• Direito Constitucional (Universidade de Alcalá)

• Introdução ao Direito (Universidade de Alcalá)

• Direitos Fundamentais e Justiça Constitucional (Universidade de Alcalá)

• Bolívar Oñoro, M. (2021): “Seguros de vida y derecho a la vivienda de las personas con discapacidad: A propósito de la Ley 5/2019”. Revista Española de Seguros (Aceite para publicação no próximo número).
  • Bolívar Oñoro, M. (2021): “La discriminación por características genéticas en la Proposición de Ley Integral para la Igualdad de Trato y la No Discriminación: Especial referencia a los seguros”. Revista de Derecho y Genóma Humano. (Aceite para publicação no número de dezembro de 2021).
  • Bolívar Oñoro, M. (2021): “Deber de información en el marco del contrato de seguro”. Diario la Ley: 9829.
  • Bolívar Oñoro, M. (2021): “Brevísimas notas sobre discapacidad y acceso a los seguros de salud privados como cuestión de derechos fundamentales”. Revista del Consejo General de la Abogacía Española: 126.
  • Bolívar Oñoro, M. (2020): “Arenas Ramiro, M.; Ortega Gimenez, A. (Directores): “Protección de Datos. Comentarios a la Ley Orgánica de Protección de Datos y Garantía de Derechos Digitales (en relación con el RGPD)”. Sepin, Madrid, 2019, 552 págs.”. Revista de Derecho de la UNED: 26, ISSN 2255-3436.
  • Bolívar Oñoro, M. Ramiro Avilés, M.A. (2020): “Barreras en la contratación de seguros por razón de Covid-19”. Revista Española de Seguros: 183-184, ISSN: 0034-9488.
  • Bolívar Oñoro, M. (2020): “El papel del Defensor del Pueblo destacando la importancia de los seguros de salud privados para el derecho a la protección de la salud de las personas con discapacidad”. Lex social: 10 (1), ISSN-e: 2174-6419.
  • Bolívar Oñoro, M. (2020): “La responsabilidad civil derivada de la discriminación por razón de VIH en los seguros privados”. Responsabilidad civil y Seguro. Homenaje a Mariano Medina Crespo, Sepin, 978-84-18247-91-0.
  • Bolívar Oñoro, M. (2020): “Seguros y discapacidad: pasado, presente y futuro”. En tiempos de vulnerabilidad: reflexión desde los derechos humanos, Dykinson, 978-84-1324-748-9.
  • Direito dos Seguros
  • Direitos Humanos ou Fundamentais e o seu impacto nas questões de relacionadas com o Direito dos contratos
  • Igualdade e Discriminação