NOVA School of Law na Conferência dos Oceanos

Lisboa, 27 de junho a 1 de julho 2022

Portugal será o anfitrião da segunda Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, coorganizada pelos governos de Portugal e do Quénia e que irá reunir no Parque das Nações, em Lisboa, cerca de duas dezenas de chefes de Estado e representantes de mais de 140 países, bem como centenas de organizações e instituições, com o objetivo de discutir e apresentar soluções para salvar os oceanos e o futuro do Planeta.

Dado o compromisso da NOVA School of Law para com o ODS 14 de Proteger a Vida Marinha e a nossa vocação para o estudo das questões relacionadas com a governação do mar através do Mestrado em Direito e Economia do Mar | A Governação do Mar – um dos melhores do mundo da área, segundo o ranking Eduniversal – e o centro de conhecimento NOVA Ocean, não podíamos deixar de estar presentes com a Universidade NOVA de Lisboa neste megaevento internacional, que procura impulsionar as muito necessárias soluções inovadoras baseadas na ciência, destinadas a iniciar um novo capítulo na ação global pelos oceanos.

Meet the Ocean Now.

30 de junho | 9h00- 11h55

Durante toda a Conferência, a Universidade NOVA de Lisboa promove várias atividades no seu stand, situado debaixo da pala do Pavilhão de Portugal, onde os participantes poderão conhecer a nossa oferta educativa relativamente às questões do mar. Já no dia 30 de junho iremos promover o nosso side event oficial «Meet the Ocean now.», que permitirá não só a discussão e reflexão sobre temas que envolvem os oceanos, como será o espaço ideal para divulgarmos o livro «Mar e Direito em Contexto» – que promove o trabalho desenvolvido maioritariamente pelos alunos do nosso Mestrado em Direito e Economia do Mar – Governação do Mar – e para partilharmos uma grande novidade: a Licenciatura da Universidade NOVA de Lisboa dedicada ao Oceano.

Licenciatura Ocean

A presente década representa um desafio para a comunidade internacional na implementação da Agenda 2030. Tal desafio exige uma ação concreta e imediata. Em apoio à implementação dos ODS da ONU, especialmente o ODS 4 (Educação de Qualidade) e o 14 (Proteger a Vida Marinha), a Universidade NOVA de Lisboa está a lançar uma licenciatura dedicada ao Oceano, um curso pioneiro que proporcionará aos seus alunos multidisciplinariedade na investigação e trabalho nos assuntos relacionados com o Oceano.

A licenciatura Ocean conta com a participação de sete faculdades de duas universidades portuguesas, nomeadamente, a NOVA School of Law, a NOVA SBE, a NOVA School of Science and Technology, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e a NOVA IMS – Information Management School da Universidade NOVA de Lisboa; e a Faculdade de Ciências e Tecnologia e a Faculdade de Economia, da Universidade do Algarve.

A sustentabilidade é o pano de fundo comum deste curso, que tem como base cinco pilares que se cruzam em diversas áreas: Direito; Economia e Gestão; Biologia, Engenharia e Tecnologia; História, Geopolítica e Cultura; Sistemas de Informação e Dados. A interseção entre estas áreas proporcionará um ambiente fértil para identificar e criar oportunidades e soluções que ultrapassem obstáculos, através de uma abordagem ampla e holística do Oceano. A licenciatura Ocean tem a ambição de promover essa ponte, através de uma compreensão global das oportunidades e ameaças, enfrentando o mar a nível global e um posicionamento empresarial e diferenciador a nível local.

Programa

Sessão Plenária - «Bachelor’s of the Ocean – Meet the Ocean now.»

9h00-9h45

Local: Pavilhão de Portugal | Parque das Nações – One Sustainable Ocean Auditorium

Através do lançamento oficial da licenciatura Ocean, este evento destina-se a anunciar o empenho das instituições parceiras no desenvolvimento da educação focada no Oceano, que é essencial para garantir a implementação da Agenda da ONU 2030, particularmente, os ODS 4 e 14.

Representantes de diferentes sectores relacionados com a economia azul estarão também presentes, para fornecer uma breve declaração sobre o tema.

Abertura

9h00-9h15

  • Isabel Rocha, Vice-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa
  • Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve
  • Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (a confirmar)
Sessão

9h15 -9h35

Ocean na Universidade NOVA de Lisboa (video)

Licenciatura Ocean: objetivos e estrutura

  • Assunção Cristas, NOVA School of Law

Declarações:

  • Maria Damanaki, Ex-Comissária Europeia do Oceano
  • António Nogueira Leite, Fórum Oceano
  • Tiago Pitta e Cunha, Fundação Oceano Azul
  • CEMA-AMN Almirante Gouveia e Melo, Marinha Portuguesa
Encerramento

9h35h-9h45h

António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar (a confirmar)

Intervalo

9h45h-10h05

Painel 1 - «Ordenamento do espaço marítimo: ferramenta para o desenvolvimento económico sustentável e inclusivo»

10h05-11h00

Local: Workshop Room

O Ordenamento do Espaço Marítimo é um instrumento crítico para a plena implementação dos objetivos do desenvolvimento sustentável, nomeadamente o ODS 14. Assim, este evento tem como principal objetivo promover uma discussão interdisciplinar e demonstrar como as interações de diferentes campos científicos são essenciais para a resolução de problemas comuns.

O debate está centrado nas perspetivas jurídica, biológica e económica sobre o tema e reúne três instituições de três países diferentes: Portugal, Noruega e Grécia.

Moderadora: Antonieta Cunha e Sá, NOVA School of Business and Economics

Painel de Discussão:

  • Phoebe Koundouri, Centre for Research on the Environment and the Economy
  • Ingvild Jakobsen, UiT-The Arctic University of Norway – Norwegian Centre for the Law of the Sea
  • Renato Rosa, NOVA School of Business and Economics
  • Lia Vasconcelos, NOVA School of Science and Technology
  • Assunção Cristas, NOVA School of Law
Intervalo

11h10-11h55

Painel 2 - «Gestão costeira para um desenvolvimento sustentável»

11h10-11h50

Local: Workshop Room

Este painel visa promover um debate interdisciplinar e mostrar as interações entre os diferentes campos e como estes estudam e promovem soluções para problemas semelhantes.

O debate centra-se na gestão sustentável das zonas costeiras, apresentando tanto perspetivas teóricas, como práticas. Procurará oferecer ângulos das ciências naturais e económicas e reunirá 4 instituições, de quatro países diferentes: Portugal, Escócia, Noruega e Brasil.

Moderador: Duarte Bué Alves, Cônsul Geral de Portugal em Manchester e autor dos livros “Economia Azul” e “Diplomacia Azul”

Painelistas:

  • Maria Madalena das Neves, UiT The Arctic University of Norway – Norwegian Centre for the Law of the Sea
  • Karen Diele, Edinburgh Napier University
  • Mark Huxham, Edinburgh Napier University
  • Anders Schmidt, Federal University of Southern Bahia
  • José Carlos Ferreira, School of Science and Technology

Considerações Finais

11:50h-11:55h

Mariana França Gouveia, Diretora da NOVA School of Law

Inscrições

A participação neste evento é gratuita, mas carece de registo prévio (obrigatório)

Caso deseje participar, inscreva-se aqui.