

Nota de pesar pelo falecimento de Catarina de Albuquerque
- 7 de Outubro de 2025
É com profundo pesar e consternação que a NOVA School of Law comunica o falecimento de Catarina de Albuquerque, Presidente do Conselho da Faculdade.
Ao longo da sua carreira, Catarina de Albuquerque destacou-se internacionalmente na defesa dos Direitos Humanos, com particular relevo para o Direito à Água e ao Saneamento. Licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa e mestre em Direito Internacional pelo Institut Universitaire de Hautes Études Internationales (Genebra, Suíça), tornou-se, em 2008, na primeira Relatora Especial das Nações Unidas para a Água e o Saneamento, liderando a consagração do acesso à água potável como direito humano universal. Desde 2014, desempenhava as funções de CEO da Parceria Global da ONU Sanitation and Water for All, reforçando o seu impacto global.
Foi Professora Convidada nas Faculdades de Direito da Universidade do Minho e da Universidade de Coimbra, e recebeu um Doutoramento Honoris Causa pela Universidade da Carolina do Norte.
Entre outras distinções, recebeu a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos da Assembleia da República Portuguesa, a Ordem do Mérito pelo Presidente da República e o Prémio IWA Água Global. Recentemente, em 2025, foi reconhecida pela Forbes Portugal como uma das 50 mulheres mais poderosas do país.
Enquanto Presidente do Conselho da NOVA School of Law, Catarina de Albuquerque inspirou toda a comunidade académica com o seu exemplo de liderança, integridade e compromisso com os Direitos Humanos. O seu trabalho, visão e dedicação deixam um legado duradouro que continuará a guiar a Faculdade e a todos/as nós.
A Diretora da NOVA School of Law, Professora Margarida Lima Rego, apresenta à família e amigos/as de Catarina de Albuquerque as mais sentidas condolências.