Conferência Internacional «Monarchy, Aristocracy, Democracy | The mixed constitution and modern political culture»

26 e 27 de setembro

Colégio Almada Negreiros (CAN) | NOVA School of Law

A Constituição Mista é um legado genuíno e relevante da antiga filosofia para a tradição política Ocidental. Os pensadores clássicos entendiam que as formas políticas estavam condenadas a corromper e a ser substituídas por outras, num ciclo recorrente e inevitável presidido pela violência. No entanto, numa tentativa de assegurar a estabilidade e a maior duração possível da ordem, desenharam uma constituição ideal, composta por características positivas das três principais formas políticas – Monarquia, Aristocracia e Democracia.

Recuperada na Renascença, a Constituição Mista atravessou a Idade Moderna, como um modelo que poderia contrariar as ameaças de degradação para as três possíveis formas defeituosas de governo: Tirania, Oligarquia ou Anarquia.

Na sequência do trabalho de Montesquieu no século XVIII, as Constituições Liberais foram moldadas procurando evitar a preponderância de um destes elementos ou dimensões sobre os outros.

Trazida recentemente de novo à atenção, esta metalinguagem da política ainda necessita de muita investigação interdisciplinar e reflexão para se debruçar sobre a ordem e a desordem, a unidade, desigualdade, representação e participação em sociedades modernas; e especialmente para se compreender o significado histórico da democracia antes do estabelecimento do sufrágio universal.

A celebração do 200º aniversário da primeira Constituição Portuguesa oferece uma oportunidade para refletir sobre estas questões, a partir de uma comparação entre as perspetivas Europeia, Ibérica e Americana.

Segunda-feira, 26 de setembro

Colégio Almada Negreiros (CAN), Universidade NOVA de Lisboa, Campus de Campolide, Sala 217

Sessão da Manhã (em inglês)

10h00 | Abertura

• Organizadores, representantes do Centro de Humanidades CHAM

10h30 |«Power against power: the mixed constitution in The Spirit of the Laws»

• Céline Spector, Universidade de Sorbonne, Paris

11h30 | «Political extremes in the tradition of constitutionalism»

• Uwe Backes, Instituto Hannah Arendt – Universidade de Tecnologia de Dresden

Sessão da Tarde (em inglês)

14h30 | «Aristocracy vs. oligarchy, demagogy vs. democracy: concepts and counterconcepts in the dynamics of Liberalism»

• Pablo Sánchez León, Centro de Humanidades CHAM— Universidade NOVA de Lisboa

Terça-feira, 27 de setembro

NOVA School of Law, Universidade NOVA de Lisboa, Campus de Campolide, Sala 007

Sessão da Manhã (em espanhol e inglês)

10h00 | Sessão de abertura

• Organizadores, diretora da NOVA School of Law

10h30 |«Constitución mixta y regimen polisinodial en la España moderna»

• Antonio Rivera García, Universidade Complutense de Madrid

11h30 | «Gobierno mixto, monarquía y república (Francia y Argentina)»

• Darío Roldán, Universidade Torcuato Di Tella, Buenos Aires

Sessão da Tarde (em português e espanhol)

14h30 | Mesa Redonda «1822: perspetivas sobre o primeiro constitucionalismo português»

• Oradora principal: Cristina Queiroz, NOVA School of Law, Universidade NOVA de Lisboa
  • Fernando Dores Costa, Instituto de História Contemporânea, Universidade NOVA de Lisboa
  • Luís Cabral de Oliveira, CEDIS-NOVA School of Law/Instituto Politécnico de Leiria
  • Cristina Nogueira da Silva, NOVA School of Law
  • Pablo Sánchez León, Centro de Humanidades CHAM

Inscrições

A conferência é presencial, mas estará também disponível em streaming e será gravada.

Para inscrições e acesso ao streaming, envie um e-mail para: mixedconstitution@fcsh.unl.pt

As inscrições são gratuitas e os participantes inscritos na conferência receberão uma certificado após o evento.