Stephanie Marie Coo recebe o International Book Prize 2021 em Humanidades, Edição em Língua Inglesa

Felicitamos a professora Stephanie Marie Coo, Membra Integrada do CEDIS e a fazer um post-doc na NOVA School of Law sob a supervisão do Professor Doutor Armando Marques Guedes, por ter recebido no dia 24 de agosto o prestigiado International Book Prize 2021 pela sua monografia Clothing the Colony: Nineteenth-Century Philippine Sartorial Culture – 1820-1896, considerada o melhor livro em Humanidades, Edição em Língua Inglesa.

O prémio

Este Prémio Bienal é atribuído no âmbito da International Convention of Asian Scholars (ICAS), uma plataforma de encontro bienal da iniciativa do International Institute for Asian Studies (IIAS) – sedeado na Universidade de Leiden e integrado numa rede académica global que inclui dezenas de Universidades de primeira linha – que permite que indivíduos e instituições do mundo inteiro se reúnam para discutir e partilhar novas perceções sobre a Ásia e os Estudos Asiáticos, num contexto multidisciplinar e transectorial.

Estabelecido em 2003, o International Book Prize (IBP) cresceu de uma pequena “experiência” (50 livros e 5 dissertações em 2005) para ser considerado o mais importante Prémio de Livros no campo dos Estudos Asiáticos, com 600 livros e 150 dissertações na última edição.

O Livro

Das 247 publicações submetidas em todo o mundo, Clothing the Colony” foi pré-selecionado em shortlist de 10, depois de 5 e, finalmente, o prémio foi-lhe atribuído por unanimidade.

Este livro é, até à data, o estudo mais abrangente e rigoroso a nível de investigação sobre as formas de vestuário usadas por quase todos os tipos e classes de habitantes das Filipinas sob a ocupação de Espanha, de 1820 a 1896. Utilizando uma abordagem interdisciplinar, mostra sistemática e perspicazmente as ligações inextricáveis entre estes trajes e as condições económicas, políticas, religiosas e sociais em rápida mutação do século XIX, que, entre outros, testemunharam a abertura das ilhas ao comércio internacional, a consequente ascensão de uma elite mestiça e a formação de grupos de Filipinos que acabariam por afirmar a sua identidade através da ideologia da reforma, e mais tarde, da revolução no final do século. Escrito num estilo lúcido e devidamente documentado com gravuras e fotografias da época, este trabalho é fonte indispensável para todos os artistas que desenham para o teatro, cinema, televisão e indústria da moda, bem como historiadores de todas as convicções e Filipinófilos de todas as nações”. – NICANOR G. TIONGSON, PhD, professor emérito, Universidade das Filipinas-Diliman

Livro Clothing the Colony

A Autora

Stephanie Marie Coo é Professora Assistente no Departamento de História da Universidade Ateneo, de Manila, onde foi Presidente do Comité de Internacionalização/ Coordenadora para a Internacionalização entre 2018 e 2019. Concluiu o seu doutoramento em História (summa cum laude) na Université Nice Sophia Antipolis, tendo-lhe sido atribuída por unanimidade a mais alta distinção no sistema universitário francês. Atualmente, é pós-doutorada fellow Marie Curie na Universidade de Granada, em Espanha, e na NOVA School of Law, em Portugal.

Nascida e criada em Bacolod City, Negros Ocidental, estudou sob a alçada de proeminentes Filipinistas na Europa. Em França, os seus estudos de doutoramento foram supervisionados pelo Professor Barão Xavier Huetz de Lemps (autor de “L’Archipel Des Epices: La Corruption de L’Administration Espagnole Aux Philippines, Fin XVIII-Fin XIX Siecle”). Em Espanha e em Portugal, o seu projeto de pós-doutoramento é supervisionado pela Dra. Ana Ruiz Gutierrez (autora de “El Galeon de Manila”) e pelo Professor Armando Marques Guedes (Professor Catedrático, Diretor do CEDIS; ex-Presidente do Instituto Diplomático Português). Está também a trabalhar na antologia “The Politics fo Dress” com o Dr. M.L. Pat Chirapravati (Yale-NUS/Universidade do Estado do Sacramento) e é coautora de um livro sobre as coleções filipinas encontradas em arquivos alemães com o Professor Armando Marques Guedes.