Universidade NOVA atribui Doutoramento Honoris Causa ao Professor António Monteiro Fernandes

Cerimónia de Atribuição: 6 de maio 2024 | Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa

A cerimónia irá realizar-se às 16h00, no Auditório da Reitoria, no Campus de Campolide e contará com a presença do Presidente do Tribunal Constitucional e Professor da NOVA School of Law, José João Abrantes, na qualidade de padrinho e orador.

Sobre o homenageado

António Monteiro Fernandes, professor da NOVA School of Law, licenciado e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Coimbra e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Messina, dedicou grande parte da sua vida à investigação e ao ensino do direito do trabalho. Conta com mais de 50 anos de magistério, lecionando em diferentes universidades públicas e privadas.

Figura incontornável do Direito do Trabalho e reconhecido nacional e internacionalmente como pai fundador desta disciplina jurídica em Portugal, António Monteiro Fernandes ao longo da sua carreira, publicou mais de uma centena de artigos em revistas nacionais e estrangeiras, assim como diversos livros, entre os quais o “Direito do Trabalho”.

Fora do âmbito académico, António Monteiro Fernandes dedicou ainda parte da sua atividade profissional a este ramo do direito e às questões do trabalho. Exerceu cargos de gestão nas áreas de recursos humanos de empresas de renome, incluindo a ANA Aeroportos de Portugal, adquirindo uma vasta experiência em processos de negociação coletiva. Foi ainda membro de tribunais arbitrais e no Estado foi membro do Governo e autor intelectual de muitas leis.

António Monteiro Fernandes é juslaborista e comparatista de relevo Europeu, patente em obra escrita em várias línguas, professor visitante nas Faculdades de Direito de Bordéus e de Trent, conferencista e membro de júris académicos em universidades espanholas.

É ainda membro de Número de Academia Ibero-americana de Direito do Trabalho e da Segurança Social, Membro correspondente da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e Comendador da ordem do Mérito Judiciário do Trabalho.

António Monteiro Fernandes é reconhecido como um dos juristas portugueses mais importantes no plano internacional.

Confirmação de Presença

Confirme a sua presença até dia 29 de abril, através da inscrição no formulário.