8th meeting Global Observatory GoP2P

28 e 29 de maio | Universidade NOVA de Lisboa

Nos dias 28 e 29 de maio irá realizar-se a 8.ª reunião do Observatório Global GoP2P, na Universidade NOVA de Lisboa, no Campus de Campolide.

O evento deste ano, realizado pela User-Centred Energy Systems, tem como tema central a Expansão dos Mercados Locais de Energia e é organizado em colaboração com a NOVA School of Law e a NOVA IMS, sendo financiado pelo Foreign, Commonwealth & Development Office (FCDO) do Reino Unido.

Nos últimos anos, os mercados locais de energia, incluindo o comércio de energia entre pares, a energia transativa e o autoconsumo comunitário, ganharam um impulso significativo. Estas iniciativas permitem que os utilizadores finais de energia e os consumidores e produtores de pequena escala troquem eletricidade diretamente e incentivam a participação ativa no mercado da energia.

Embora os projetos-piloto tenham demonstrado a viabilidade destes modelos de mercado, desafios como as políticas e regulamentos existentes e as barreiras técnicas e sociais impedem a sua escalabilidade e adoção mais ampla para além da fase-piloto. Muitos dos obstáculos que inibem a expansão estão relacionados com a atribuição e gestão do risco.

Portugal é um dos países mais avançados na adoção de mercados locais de energia. Participe na 8ª reunião GO-P2P e aprenda com os casos, empresas e reguladores portugueses e europeus acerca da gestão eficaz dos riscos e quais as melhores práticas.

Participe e inscreva-se no formulário.

Conheça o programa e saiba mais aqui.

Logotipo FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Logotipo CEDIS Centro de I&D sobre Direito e Sociedade