

3.ª edição do Prémio Professor Doutor Carlos Ferreira de Almeida
- 24 de Julho de 2025
A NOVA School of Law tem o prazer de anunciar a terceira edição do Prémio Professor Doutor Carlos Ferreira de Almeida, criado em 2023 com o intuito de incentivar o doutoramento em Direito, na área do Direito Privado, indo ao encontro dos designíos do Professor, que, com o seu ensino, influenciou gerações de estudantes e deu impulso determinante para a realização de doutoramentos em Direito, sobretudo em temas de Direito Privado.
O prémio é atribuído anualmente e visa distinguir e premiar o/a melhor estudante da fase letiva do Doutoramento em Direito da NOVA School of Law na área do Direito Privado.
Dado que no ano letivo de 2024/25 não houve estudantes elegíveis para o prémio, o júri convida o/as doutorando/as de anos anteriores e que ainda mantenham a condição de estudantes da NOVA School of Law a candidatarem-se a esta edição do Prémio.
Na avaliação das candidaturas, além das classificações obtidas nas disciplinas que compõem o plano curricular do curso, ter-se-á especialmente em conta a nota obtida na disciplina opcional de Direito Privado.
As candidaturas devem ser dirigidas à/ao presidente do júri do Prémio, por correio eletrónico, até às 17 horas do dia 28 de setembro de cada ano.
O prémio será entregue na cerimónia do Dia da NOVA School of Law, marcado para o dia 29 de outubro.
Sobre Carlos Ferreira de Almeida
O Professor Carlos Ferreira de Almeida foi um dos fundadores da NOVA School of Law, que tanto a marcou, não apenas de um ponto de vista académico, mas também humano. Foi um professor exímio e um jurista brilhante.
Desde abril de 1996, ao lado de Diogo Freitas do Amaral, deu um contributo decisivo para a criação da NOVA School of Law como hoje a conhecemos, integrando a sua Comissão Instaladora, no âmbito da qual colaborou, designadamente, na elaboração dos Princípios Orientadores, bem como na criação dos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento em Direito. Foi Presidente do Conselho Pedagógico, entre 1999 e 2001, e Diretor da Faculdade, em 2002 e 2003.
Foi também na NOVA School of Law que se agregou em Direito Privado, em 2005. Desde então Professor Catedrático desta que é a sua casa, sempre nela deu aulas, lecionando, entre outras, as disciplinas de Teoria Geral do Direito Privado, Direito Comercial Internacional, Direito das Sociedades, Contratos Civis e Comerciais, Direito dos Valores Mobiliários, Direito do Consumo, Sistemas Jurídicos Comparados, Direito Privado Comparado.
A sua tese de doutoramento, Texto e Enunciado na Teoria do Negócio Jurídico, constitui um dos grandes marcos da ciência jurídica portuguesa do séc. XX. O modo rigoroso e profundo como soube integrar os avanços da filosofia e das ciências da linguagem na análise do Direito deixa uma herança de rigor e um conjunto de instrumentos analíticos que muito enriquece o trabalho de tantos e tantas que se assumem como seus discípulos.