Prémio Professor Doutor Carlos Ferreira de Almeida

A NOVA School of Law tem o prazer de anunciar a criação do Prémio Professor Doutor Carlos Ferreira de Almeida, com o intuito de incentivar o doutoramento em Direito, na área do Direito Privado, indo ao encontro dos designíos do Professor, que, com o seu ensino, influenciou gerações de estudantes e deu impulso determinante para a realização de doutoramentos em Direito, sobretudo em temas de Direito Privado.

O prémio será atribuído anualmente, com início no ano 2023, e visa distinguir e premiar o/a melhor estudante da fase letiva do Doutoramento em Direito da NOVA School of Law na área do Direito Privado.

Na avaliação das candidaturas, além das classificações obtidas nas disciplinas que compõem o plano curricular do curso, ter-se-á especialmente em conta a nota obtida na disciplina opcional de Direito Privado.

As candidaturas devem ser dirigidas à/ao presidente do júri do Prémio, por correio eletrónico, até às 17 horas do dia 28 de setembro de cada ano.

Em 2023, excecionalmente, podem candidatar-se ao PRÉMIO estudantes que tenham sido admitido/as em qualquer edição do Programa de Doutoramento em Direito da NOVA School of Law desde a edição de setembro de 2018 (inclusive).

O prémio será entregue na cerimónia do Dia da NOVA School of Law.

Consulte aqui o regulamento

Sobre Carlos Ferreira de Almeida

O Professor  Carlos Ferreira de Almeida foi um dos fundadores da NOVA School of Law, que tanto a marcou, não apenas de um ponto de vista académico, mas também humano. Foi um professor exímio e um jurista brilhante.

Desde abril de 1996, ao lado de Diogo Freitas do Amaral, deu um contributo decisivo para a criação da NOVA School of Law como hoje a conhecemos, integrando a sua Comissão Instaladora, no âmbito da qual colaborou, designadamente, na elaboração dos Princípios Orientadores, bem como na criação dos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento em Direito. Foi Presidente do Conselho Pedagógico, entre 1999 e 2001, e Diretor da Faculdade, em 2002 e 2003.

Foi também na NOVA School of Law que se agregou em Direito Privado, em 2005. Desde então Professor Catedrático desta que é a sua casa, sempre nela deu aulas, lecionando, entre outras, as disciplinas de Teoria Geral do Direito Privado, Direito Comercial Internacional, Direito das Sociedades, Contratos Civis e Comerciais, Direito dos Valores Mobiliários, Direito do Consumo, Sistemas Jurídicos Comparados, Direito Privado Comparado.

A sua tese de doutoramento, Texto e Enunciado na Teoria do Negócio Jurídico, constitui um dos grandes marcos da ciência jurídica portuguesa do séc. XX. O modo rigoroso e profundo como soube integrar os avanços da filosofia e das ciências da linguagem na análise do Direito deixa uma herança de rigor e um conjunto de instrumentos analíticos que muito enriquece o trabalho de tantos e tantas que se assumem como seus discípulos.