Apelo a manifestações de interesse para pessoas da Ucrânia com o intuito de obter uma oportunidade académica em Portugal

A Plataforma Global para o Ensino Superior em Emergências – uma ONG com sede em Portugal, destinada a apoiar estudantes provenientes de países em conflito ou em situação de emergência humanitária, atribuindo-lhes bolsas de estudo para completarem a sua formação superior e acompanhando o seu processo de integração na sociedade de acolhimento – está a trabalhar em estreita cooperação com Instituições de Ensino Superior, redes de Laboratórios e Centros de Investigação em Portugal, para oferecer oportunidades académicas a estudantes, investigadores/as e académicos/as da Ucrânia, que fogem da guerra à procura de um porto seguro para conseguirem “seguir em frente”, em tempos tão desafiantes.

A NOVA School of Law associa-se a esta iniciativa, respondendo ao apelo da sua divulgação e incentivando estudantes em situação de emergência decorrente da atual crise humanitária a candidatar-se a prosseguir aqui os seus estudos jurídicos de 1.º, 2.º ou 3.º Ciclo. Saiba como os estudantes provenientes da Ucrânia podem ingressar na NOVA School of Law.

Para ter acesso ao apoio da Plataforma, preencha o formulário de manifestação de interesse, disponível aqui.

Para mais informações, clique aqui.

Citando esta ONG, estamos “ansiosos por o(a) receber em Portugal, totalmente conscientes de que a educação proporciona proteção, aumenta a resiliência e constrói esperança para o futuro”.

Seja resiliente, mantenha a esperança no futuro!

Sobre o Mecanismo de Resposta Rápida para o Ensino Superior em Situações de Emergência (RRM)

A Plataforma Global para o Ensino Superior em Emergências foi criada em 2013 como Plataforma Global para Estudantes Sírios, altura em que lançou um programa de bolsas de emergência para estudantes sírios/as, que está operacional desde então. Ao longo dos últimos anos, concedeu mais de 750 bolsas de estudo anuais e deu apoio a cerca de 300 estudantes, permitindo-lhes concluir os seus graus de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento.

Desde 2017, alargou o seu programa de bolsas de estudo a outras nacionalidades no âmbito do Mecanismo de Resposta Rápida para o Ensino Superior em Situações de Emergência e Sociedades Atingidas por Conflitos (RRM), que está a ser criado a fim de proporcionar mais, melhores e mais rápidas oportunidades académicas em situações de crise.

Neste contexto, em agosto de 2020, a antiga Plataforma Global para Estudantes Sírios tornou-se a Plataforma Global para o Ensino Superior em Emergências, adaptando assim a sua declaração de missão e fazendo-a corresponder ao seu atual trabalho no terreno.

“A educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo.” Nelson Mandela