Cátedra da Google para a Governação dos Dados

A «Cátedra da Google para a Governação dos Dados» (Google Data Governance Chair) é um projeto científico que reúne quatro universidades do Sul da Europa: de Espanha, a Universidade CEU San Pablo; de Itália, a Universidade RomaTre; da Grécia, a Universidade Nacional e Kapodistrian de Atenas; e de Portugal, a NOVA School of Law.

O comité científico do projeto é presidido pelo Professor José Luís Piñar Mañas (San Pablo) e composto pelos Professores Georgios Yannopoulos (Universidade Nacional e Kapodistrian de Atenas), Graça Canto Moniz (NOVA School of Law) e Vincenzo Zeno Zencovich (RomaTre).

A Cátedra foi lançada, em 2021, numa Conferência em Madrid, resultando da aposta da Google em envolver a academia na reflexão sobre os desafios da Governação dos Dados. O seu objetivo principal é, ao longo de 4 anos, contribuir para essa reflexão através da produção de relatórios temáticos, da criação de uma rede internacional e multidisciplinar de investigadores e da organização de eventos científicos. Para tal, foram convidados vários investigadores para integrar a rede, incluindo, da NOVA School of Law, o Professor Fabrizio Esposito e a Professora Athina Sachoulidou, tendo sido também organizados vários eventos científicos, como conferências e seminários online, sobre neurotecnologia, governação dos dados e proteção de dados pessoais. Os membros da Cátedra também participaram na edição de 2022 da Computers, Privacy and Data Protection Conference (CPDC), num painel sobre o papel do consentimento na era digital.

Esta «Cátedra» foi atribuída à Professora Graça Canto Moniz.