O NOVA Dispute Resolution Forum é um centro de conhecimento dedicado à investigação e formação na área da resolução de litígios. Pretende trazer ao debate temas diversos de Direito Processual Civil e a Resolução Alternativa de Litígios, numa visão integrada da resolução de disputas civis. Tem dois “braços”, o Laboratório de Resolução Alternativa de Litígios e a Academia de Processo Civil, o que, por um lado, permite ter equipas diversas e dedicadas a projetos específicos em cada uma das áreas e, por outro, promove uma visão integrada das duas formas de resolução de disputas.

No âmbito deste centro de conhecimento e com o objetivo de promover o trabalho desenvolvido, o NOVA Dispute Resolution Forum conta com a publicação do Anuário do Laboratório de Resolução Alternativa de Litígios desde 2019 (o n.º 1 foi publicado em novembro de 2019 e prevê-se que o n.º 2 seja publicado até ao final de 2020), o projeto “Direito da Insolvência em Portugal – uma análise multidisciplinar” (submetido ao concurso de projetos de IC&DT da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em abril de 2020 e ainda em fase de avaliação) e as seguintes iniciativas: curso “Prova em processo civil: uma perspetiva teórico-prática” (maio de 2019); curso de extensão universitária em arbitragem (8.ª edição – janeiro a junho de 2020); curso “Processos especiais: uma análise dos processos de inventário e de acompanhamento de maiores” (abril de 2020); curso “Introdução aos meios de resolução alternativa de litígios”; curso “Mediação comercial para advogados”; workshop “Audiência prévia”;

 

Missão e objetivos

O NOVA Dispute Resolution Forum visa promover a investigação e a formação nas áreas do processo civil e da resolução alternativa de litígios. A sua atividade deve ser norteada pela inovação e, sempre que possível, ter um cariz internacional.

A investigação será organizada em torno de grandes temas, selecionados em função do interesse para o desenvolvimento do conhecimento científico (em Portugal e no estrangeiro) e da mais-valia que possam gerar para a sociedade portuguesa. Entre os investigadores, estarão estudantes de todos os ciclos de estudos da NOVA School of Law, sempre orientados por um ou mais doutores em Direito.

Na componente de formação, o objetivo passa por disponibilizar formação avançada não conferente de grau, destinada a profissionais do Direito que queriam atualizar ou aprofundar os seus conhecimentos jurídicos. Os cursos terão como destinatários privilegiados advogados e juízes da área civil e comercial, sem prejuízo de outros profissionais que pretendam refrescar os seus conhecimentos nestas matérias.

 

Anuário do ADR Lab – Ano 2 (2019)

Anuário do ADR Lab – Ano 1 (2018)  

 

Coordenação:

Mariana França Gouveia – Mediação e Arbitragem Comercial |  Luís Heleno Terrinha – Arbitragem de Direito Público/Investimento | João Pedro Pinto-Ferreira – Processo Civil e Insolvência

Research Team and Assistants

Ana Luísa Dias (Juíza) - NOVA Academia de Processo Civil

Ana Sofia Peixeiro (Juíza) - NOVA Academia de Processo Civil

Carla Gonçalves Borges (Advogada, VdA) - NOVA Academia de Processo Civil

Nuno Miguel Lourenço (Advogado, PLMJ) - NOVA Academia de Processo Civil

António Pedro Pinto Monteiro (Professor Convidado da NOVA School of Law) - ADR Lab

Artur Flamínio da Silva (Professor da Universidade Autónoma de Lisboa) - ADR Lab

Sofia Ribeiro Mendes (advogada, doutoranda) - ADR Lab

Joana Campos Carvalho (professora convidada e doutoranda da NOVA School of Law) - ADR Lab

Daniela Mirante (doutoranda) - ADR Lab

Aline Manfrim

Ana Catarina Carvalho

Ana Coimbra Trigo

Ana Machado

António Pedro Pinto Monteiro

Artur Flamínio da Silva

Daniela Mirante

Francisca França

Inês Vouga

Joana Campos Carvalho

Joana Galvão Teles

João Carrilho

João Duarte

Lua Mota Santos

Mafalda Estácio

Mafalda Roldão

Rita Carvalho

Sara Neto

Sofia Amorim

Sofia Estopa

Tiago Jorge

Vanessa Vale