Antiga Comissária da União Europeia para os Assuntos Marítimos e das Pescas junta-se à NOVA School of Law

É com enorme satisfação que a NOVA School of Law dá as boas-vindas a Maria Damanaki, que se irá juntar ao nosso corpo docente para lecionar a disciplina «Ocean Policies» do Mestrado em Direito e Economia do Mar – A Governação do Mar, em corregência com a Professora Assunção Cristas.

Com longa experiência em assuntos marinhos, pescas e política internacional, a antiga Comissária Europeia reforça, assim, o talento e a excelência académica dos nossos professores, seguindo a nossa estratégia de internacionalização e empenho em encontrar profissionais de diversas proveniências, que nos enriquecem com diferentes perspetivas e formas de ensinar.

Maria Damanaki foi Comissária Europeia dos Assuntos Marítimos e das Pescas entre 2010 e 2014, período durante o qual a Comissão conseguiu devolver níveis mais saudáveis às populações de peixes, adotando uma política das pescas que, continuada, poderia levar a mais 15 milhões de toneladas de peixe no mar, mais 30% de empregos e o equivalente a mais de 2 mil milhões de dólares em receitas adicionais. Maria Damanaki também preparou e executou a agenda do Crescimento Azul para Mares e Oceanos na Europa e criou legislação para criar um quadro comum para o Ordenamento do Espaço Marítimo, a fim de mapear e gerir melhor as atividades marítimas em todos os países da UE.

Entre 2014 e 2020 foi Diretora Geral Global para os Oceanos na «The Nature Conservancy», onde liderava programas marinhos em 27 países, em todos os continentes, centrados na transformação da forma como o mundo gere os seus oceanos.

Anteriormente, trabalhou como membro do Parlamento grego durante mais de 25 anos. Tornou-se a primeira mulher a liderar um partido político na Grécia, em 1990, e foi a primeira mulher eleita como Vice-Presidente do Parlamento Europeu, em 1986.

Atualmente, copreside à rede de consultoria do Painel de Alto Nível para os Oceanos, é membro da Ação do Oceano do Fórum Económico Mundial e faz parte dos Conselhos da Fundação Oceânica do Mónaco e do Instituto Oceanográfico, das Regiões Marinhas Europeias, do Sistema Global de Observação da Pesca e do Fórum de Conselho de Manejo Marinho.

Seja, mais uma vez, muito bem-vinda Professora Maria Damanaki!