Dia da NOVA School of Law | Outubro 2022

Uma vez NOVA, para sempre NOVA!

No passado dia 22 de outubro comemorámos uma vez mais aquela que é a nossa grande festa: o Dia da NOVA School of Law! Uma data que, este ano, teve um significado ainda mais especial, pois celebrou também os 25 anos da nossa Faculdade e o vigésimo aniversário da graduação da primeira turma da nossa Licenciatura.

Aliás, no exato dia em que nos encontrávamos a festejar deu-se a feliz coincidência de fazer, precisamente, 25 anos que foi publicada uma entrevista concedida pelo Professor Diogo Freitas do Amaral sobre a abertura da Faculdade de Direito da Universidade NOVA de Lisboa e o impacto que teve no ensino do Direito em Portugal.Nada ficará igual, afirmou, explicando que a Faculdade não apareceu “para produzir mais, mas sim melhores licenciados. De um tipo diferente daquele que tradicionalmente são formados”.

Vale a pena fazer uma viagem no tempo para ler as palavras do nosso fundador e primeiro Diretor na entrevista publicada no Diário de Notícias, no dia 22 de outubro de 1997, disponível aqui.

Voltem sempre!

O nosso Dia da NOVA School of Law foi, mais uma vez, recheado de momentos únicos, que traduzem os valores inerentes à nossa marca e onde aplaudimos o talento e a excelência, reconhecendo também o mérito de quem, connosco, decidiu construir o seu caminho.

Queremos, mais uma vez, dar os parabéns a todos os nossos alunos e alunas que concluíram a Licenciatura e Mestrado. O vosso sucesso é motivo de grande alegria e orgulho. As vossas conquistas realizam-nos, dão sentido à nossa missão de formar juristas para o século XXI, cidadãs e cidadãos do mundo de pleno direito, agentes de mudança digitais e internacionais, mas também responsáveis e sustentáveis, preparado/as para pôr o seu talento ao serviço do bem comum, tornando o mundo num lugar melhor.

Partilhamos, hoje, o vídeo deste grande dia, relembrando as palavras da nossa Diretora, Professora Margarida Lima Rego, como mensagem de futuro:

«Temos os e as melhores estudantes que poderíamos desejar (…) Agora é altura de se lançarem ao mundo, de abraçarem novos desafios. Nunca duvidem das vossas capacidades (…) Os novos desafios são enormes e globais, com a transformação digital, a consciência da finitude dos recursos, as desigualdades gritantes, o recrudescimento da intolerância e do apelo aos autoritarismos. O País e o mundo precisam, avidamente, de pessoas com os vossos conhecimentos, com as vossas competências, com os vossos valores. (…) Assumam o vosso futuro com a confiança, mas também com a gratidão e o sentido de responsabilidade inerentes à consciência do vosso privilégio: a educação que vos foi proporcionada. Em nome da NOVA School of Law, desejo-vos as maiores felicidades e os maiores sucessos pessoais e profissionais. Somos a vossa casa, voltem sempre!»