Lucila de Almeida

Lucila de Almeida

Abreu Chair in ESG Impact

Nota Biográfica | Experiência Pedagógica | Publicações | Áreas de Investigação

Lucila de Almeida é a Abreu Chair in ESG Impact e Coordenadora do NOVA Green Lab na NOVA School of Law. É também Part-time Full Professor (equivalente a Professora Catedrática) no European University Institute e na Wageningen University & Research, co-Diretora do Projeto Regulatory Delivery e membro da Comissão de Coordenação da Florence School of Regulation, Robert Schuman Center for Advanced Studies. Os seus campos de investigação são em direito da energia, do ambiente e do clima. Possui um Doutoramento em Direito Europeu pelo European University Institute, LL.M em Direito Comparado, Europeu e Internacional pelo mesmo instituto, Mestrado em Direito e Desenvolvimento pela FGV São Paulo e Licenciatura em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Antes de entrar para o corpo docente da NOVA, Lucila foi Professora Auxiliar (tenured) na Wageningen University & Research (2020-2022), Edmond J. Safra Research Fellow no Centro de Ética da Universidade de Tel Aviv (2019-2020), Postdoctoral researcher na Faculdade de Direito da Universidade de Helsínquia (2017-2019), Research Associate no Departamento de Direito do Instituto Universitário Europeu (2013-2016) e uma académica visitante no Dipartimento di scienze politiche, giuridiche e studi internazionali, Università Degli Studi di Padova (2019) e Louvain Global College Law, UCLouvain (2018).

Lucila trabalhou em vários projetos como investigadora e consultora financiada por prestigiadas organizações, entre elas a Agência Internacional de Energia (2019-2023), Berlin Economics (2020), a Academy of Finland (2017-2018), o Conselho Europeu de Investigação (2013-2016) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (2011). O seu trabalho, até à data, tem resultado em numerosas publicações em revistas internacionais como, por exemplo, Yearbook of European Law (Oxford Journal), Transnational Environmental Law (Cambridge Journal), Energy Policy (Elsevier), e livros revistos por pares com Hart Publishing, Edward Elgar e Springer.

Para além das publicações, foi managing editor do European Journal of Legal Studies (EJLS) e editora assistente do European Journal of International Law (EJLS).