Centros de Conhecimento

NOVA Green Lab

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), apenas através do desenvolvimento e a implementação de normas, políticas e instituições será possível encontrar melhores soluções para proteger o ambiente, os direitos humanos e atingir, de forma mais efetiva, os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

O NOVA Green Lab é o laboratório que responde à necessidade de encontrar competências e conhecimentos na área da gestão ambiental e urbana, tema que se liga direta ou indiretamente a todos os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e cuja sensibilização sobre a importância de uma boa gestão dos instrumentos ambientais e urbanísticos é cada vez mais essencial.

Através de uma abordagem multidisciplinar, uma vez que os instrumentos ambientais e urbanísticos, bem como a respetiva legislação, se encontram intrinsecamente ligados a conceitos e práticas que não só envolvem as ciências jurídicas, mas também outras como as ambientais, geografia, arquitetura, urbanismo ou gestão de informação, a investigação do NOVA Green Lab foca-se especialmente nos fenómenos que ocorrem na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, sem esquecer realidades mais macro como o espaço europeu e a restante comunidade internacional.

Coordenação

Missão

Em 1950, 30% da população mundial residia nas cidades. Em 2018, os valores ascendiam a 55%. A projeção da ONU e do programa UN-Habitat para 2050 é de que 68% da população mundial se encontre a viver em áreas urbanas. Neste sentido, o desenvolvimento sustentável depende da boa gestão do crescimento urbano e de políticas integradas entre as áreas urbanas e rurais, sempre com respeito pela resiliência social e ecológica. O NOVA Law Green Lab acredita que o crescimento urbano e dos demais territórios se encontra diretamente ligado aos três pilares essenciais do crescimento sustentável – económico, social e ambiental –, bem como à constante preocupação com a solidariedade intergeracional e os direitos das gerações futuras. A gestão urbana pode, por isso mesmo, contribuir para maximizar os benefícios da urbanização e minimizar a degradação ambiental, promovendo ainda a resiliência dos territórios e das comunidades que neles habitam.

Para atender à crescente necessidade de investigação, de produção de informação e de conhecimento nas áreas de interseção entre o ambiente e o urbanismo, o NOVA Law Green Lab promove investigação e dissemina os respetivos resultados por meio de publicações e eventos, de modo a que a comunidade académica, a sociedade civil, os particulares e as administrações públicas tenham acesso a mais informação para a formulação de ações e políticas nas mencionadas áreas.


Atividades do NOVA Law Green Lab

  • Levantamento bibliográfico sobre matérias relacionadas com riscos ambientais e urbanísticos, com especial enfoque na Comunidade de Países de Língua Portuguesa, sem prejuízo de abranger outras realidades mais amplas do espaço europeu ou da restante comunidade internacional.
  • Desenvolver cursos de formação e trabalhos de investigação dedicados a temas ambientais e urbanísticos e as suas implicações para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável;
  • Elaboração de artigos científicos para publicação nacional e/ou internacional sobre temas ambientais e urbanísticos, dando prioridade à publicação em formato online e em acesso aberto;
  • Realização de conferências sobre temas atuais e relevantes nas áreas do ambiente e urbanismo;
  • Publicação regular de livros em formato digital (online), com artigos desenvolvidos durante a investigação científica;
  • Participação em conferências sobre direito do ambiente e do urbanismo;
  • Partilha da produção científica com a comunidade académica, organismos e entidades públicas, bem como com a sociedade civil organizada;
  • Realização de reuniões mensais para debater e acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos do Lab