O Regulamento Geral de Proteção de Dados (Regulamento 2016/679 de 26 de abril de 2016, “RGPD” ou “Regulamento”) é aplicável desde maio de 2018. O cumprimento das novas regras de proteção de dados pessoais coloca desafios muito particulares às instituições do setor público e privado e também levanta várias questões: de que forma é que a proteção de dados fortalece os direitos dos cidadãos e cidadãs? Que respostas específicas dá o Regulamento aos desenvolvimentos tecnológicos? Que benefícios traz o Regulamento para a economia, para os assuntos relacionados com dados e para as empresas?

O Módulo Jean Monnet sobre Direito de Proteção de Dados da União Europeia em Portugal (DataporEU) visa promover uma reflexão sobre a importância da proteção de dados pessoais, bem como fomentar a sensibilização para a proteção de dados, nomeadamente informando os cidadãos e cidadãs, os/as quais, enquanto titulares de dados pessoais, precisam de conhecer os seus direitos e saber como os fazer respeitar.

Francisco Pereira Coutinho

Equipa

Graça Canto Moniz

SITE_docentes-investigadores-MATHEUS-PASSOS

Matheus Passos Silva

Júlia Magrani

martimfarinha_novaschooloflaw

Martim Farinha

Rodrigo-Adão-Fonseca

Rodrigo Adão da Fonseca

diogo-brandão

Diogo Brandão

InesOliveira

Inês Oliveira

Perfil_foto

Ricardo Rodrigues de Oliveira

Resultados e objetivos do Módulo

1. Curso no âmbito das Especializações em Direito Internacional e Europeu e Direito Empresarial e Tecnologia ("Law & Tech") do Mestrado em Direito da NOVA School of Law, lecionados em inglês entre os meses de setembro e dezembro.

Os alunos e alunas que concluírem com sucesso o curso terão compreendido:

• o significado dos dados pessoais enquanto direito fundamental;
  • o quadro geral de proteção de dados pessoais proporcionado pelo RGPD;
  • o contexto do processamento de dados pessoais e a tensão entre os diferentes interesses em jogo;
  • as implicações de Big Data, Inteligência Artificial e de machine learning (aprendizagem automática) para a proteção de dados.

No âmbito do Módulo DataporEU Jean Monnet são organizados ciclos anuais de Webinars em Proteção de Dados, em português e inglês, sobre os mais diferentes tópicos atuais desta área. Estes ciclos são anunciados no início do ano civil com sessões mensais dinâmicas com oradores/as convidados/as, especializados/as nas matérias em apreço, da Academia, sociedade civil e profissionais da área

3. Conferências

As Conferências Anuais do Módulo DataporEU Jean Monnet contarão com a presença de oradores/as convidados/as da NOVA School of Law (bem como de outras Universidades) e outros profissionais da área.

4. Workshops/Mesas Redondas

Estes eventos visam discutir questões práticas específicas, legislação e/ou decisões judiciais relacionadas com a proteção de dados, bem como os desenvolvimentos a decorrer em estudos internacionais e da UE sobre proteção de dados, reforçados pelo envolvimento, como oradores/as, de académicos/as, de decisores/as políticos/as e de profissionais de topo.

5. Cursos sobre Proteção de Dados Pessoais

Estes cursos breves, realizados semestralmente, pretendem servir como introdução teórico-prática ao Direito da Proteção de Dados Pessoais, cobrindo todos as bases e temas fundamentais desta área, destinando-se a estudantes e profissionais.

6. Seminários com Profissionais Convidados

Os alunos e alunas terão a oportunidade de ouvir, em primeira mão, as experiências de Encarregados de Proteção de Dados (EPD) e outros profissionais.

7. Anuário para a Proteção de Dados Pessoais

O Anuário para a Proteção de Dados Pessoais é uma publicação anual do CEDIS I&D, do Observatório para a Proteção de Dados Pessoais, realizada no âmbito do Módulo DataporEU, com apoio da Jurisnova e as entidades parceiras desta iniciativa, a Sociedade de Advogados SRS, RL. e a consultora FUTURA Law&Tech. O Anuário reúne um conjunto de artigos científicos, submetidos numa Call for Papers pública, avaliados e aprovados num sistema de blind peer review, sobre temas atuais inovadores. A obra final é publicada em formato físico e disponibilizada online em open access.

Todas as iniciativas referidas fazem do DataporEU, um programa verdadeiramente único e inovador.