Conferência

«Innovation of University Teaching in a Digital, Multilingual and Globalized society. A Perspective from the Project Erasmus+ CBHE CALESA»

Dois dos eixos estratégicos da NOVA School of Law são a investigação e a internacionalização, porque sabemos que o Direito é cada vez mais global e que é cada vez mais essencial a exposição a formas diferentes de pensar e de resolver problemas.

Nesse sentido, somos parceiros de diversos projetos de investigação de carácter internacional, entre os quais o «Projeto Capacity Building for Legal and Social Advancement in the Philippines (CALESA)», coordenado pela Universidade de Málaga e financiado pela UE no âmbito do Programa Erasmus+, com objetivo de contribuir para a modernização do ensino e da investigação em Direito nas Filipinas.

Em junho deste ano participámos em atividades no âmbito deste projeto, nomeadamente nos Seminários “Modernization of Criminal Law”, na PHILJA – Philippine Judicial Academy, e “Modernization of the Commercial Law”, na Universidade das Filipinas; e no “Sixth Spanish-Filipino Scientific Congress: Modernizing Criminal Law and Private Law”, no campus da Universidade das Filipinas Diliman.

No mês de setembro foi a nossa vez de recebermos na NOVA School of Law a conferência «New educational challenges after Covid-19, from the Law: Innovation of University Teaching in a Digital, Multilingual and Globalized society. A Perspective from the Project Erasmus+ CBHE CALESA», que decorreu na Sala do Senado da Universidade NOVA de Lisboa.

Visita ao Tribunal Constitucional

Antes do arranque da Conferência em si, no dia 20 de setembro, e no âmbito deste evento, foi realizada no dia 19 de setembro uma visita oficial ao Tribunal Constitucional com os delegados do Supremo Tribunal das Filipinas e da Academia Judiciária das Filipinas, recebidos no local pelo Professor José João Abrantes.

Em seguida, decorreram as reuniões do Steering Committee e do Quality Committee do Projeto CALESA. Simultaneamente, os delegados da Academia Judiciária das Filipinas, chefiados pela Chanceler Rosmari Carandang e pelo Vice-Chanceler Mariano Del Castillo, encontraram-se com representantes da Jurisnova e dos centros de investigação Observatório da Legislação Portuguesa e WhatNext.Law, para ficarem a conhecer melhor a formação especializada e os centros de conhecimento que a NOVA oferece.

Conferência

Na Conferência «New educational challenges after Covid-19, from the Law: Innovation of University Teaching in a Digital, Multilingual and Globalized society. A Perspective from the Project Erasmus+ CBHE CALESA» contámos na cerimónia de abertura com a participação da Embaixadora das Filipinas,Celia Anna Feria,  e da Professora e Diretora da NOVA School of Law, Margarida Lima Rego.

De seguida, coube ao Presidente da Supremo Tribunal das Filipinas, Alexander Gesmundo, fazer o discurso principal (keynote speech) do dia, após o qual se passou aos comentários do Professor José João Abrantes.

A 21 de setembro, o dia começou com um painel que contou com a participação de dois Juízes do Supremo Tribunal das Filipinas, Mario V. Lopez e Alfredo Caguioa, bem como do coordenador do projeto da Universidade de Málaga, Professor José Manuel Torres Perea, moderados pela Professora Margarida Lima Rego.

Ao longo dos dois dias decorreram outros painéis e participações de diversos oradores das instituições parceiras do projeto.

Saiba mais aqui.