Professora Maria Helena Brito recebe Prémio de Excelência Pedagógica Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral 2022

A Professora Maria Helena Brito é a vencedora da segunda edição do Prémio de Excelência Pedagógica Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral, atribuído pela NOVA School of Law.

Maria Helena Brito é Professora Catedrática Jubilada da NOVA School of Law, onde exerceu as funções de Coordenadora do Segundo Ciclo de Estudos  e foi membro do Conselho da Faculdade, do Conselho Pedagógico, da Comissão de Qualidade no Ensino e da Comissão de Auto-Avaliação.

“[Maria Helen Brito] tem estado connosco quase desde a fundação da nossa faculdade, desde cedo ensinando aos nossos estudantes os difíceis problemas das relações jurídicas em contextos transnacionais, em matérias como os Contratos Civis e Comerciais; como a Arbitragem Comercial Internacional; Direito do Comércio Internacional; e, claro, o Direito Internacional Privado“, referiu o Professor Filipe Brito Bastos – que apresentou o prémio entregue pelo filho do nosso fundador e primeiro Diretor, Domingos Amaral – ressalvando que “a professora tem-se reinventado ao longo da carreira para se adaptar a novos desafios e nunca esquece os seus alunos, insistindo em acompanhar e participar na vida académica de todos”.

“É ‘um modelo de garra, de amor ao ensino, de amor ao Direito – um amor contagiante’, acrescenta, dizendo que “Nada disto são palavras minhas. São palavras dos estudantes proponentes da sua nomeação. Mas faço minhas as suas palavras, sobretudo quando afirmam que é, cito,uma inspiração para jovens académicos’.

Esta distinção, que vai na segunda edição, foi criada em 2021 com o objetivo de distinguir, promover e divulgar modelos educativos de excelência que atendam aos desafios pedagógicos atuais, promovendo um ensino de qualidade, capaz de proporcionar uma experiência de aprendizagem transformacional e intelectualmente desafiadora. Este prémio contribui ainda para divulgar boas práticas desenvolvidas no ano letivo imediatamente anterior à sua atribuição, em unidades curriculares de qualquer tipologia.