75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

14 dezembro 2023 | Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa

O evento de comemoração dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos terá lugar no dia 14 de dezembro no Auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa – Campus de Campolide.

Este evento, organizado pela NOVA School of Law, pelo CEDIS e pelo Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC), com o patrocínio da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, sob a coordenação da Professora Margarida Lima Rego e da Investigadora Laura Íñigo Álvarez.

Este evento focar-se-á em dois temas principais: Direitos Humanos e Igualdade e Direitos Humanos e Clima, contando com uma atuação musical da Orquestra de Anim, uma Escola Afegã situada no Norte de Portugal.

As comemorações terminarão com a inauguração do Mural dos Direitos Humanos na NOVA School of Law.

10h00 – Sessão de Abertura

10h30 – Ghalia Taki, Coordenadora do Gabinete de Interpretação e Mediação Cultural do Serviço Jesuíta aos Refugiados. Primeira família de refugiados sírios que chegou a Portugal em 2014.

11h00 – Painel 1 “Human Rights and Equality”

Moderadora: Laura Íñigo Álvarez, Investigadora, NOVA School of Law

• Teresa Pizarro Beleza, Presidente do Observatório do Racismo e Xenofobia, titular da Cátedra do UNCRC, Policy Center, para os Direitos da Criança e Professora da NOVA School of Law
  • Ana Sofia Fernandes, Presidente da Plataforma Portuguesa dos Direitos das Mulheres