13 de maio a 1 julho de 2024

E-Course: Insurance and Sustainable Development Goals | The intersection between the ESG and the SDGs

Formação académica

Reforçar conhecimento e competências

Este curso será lecionado em inglês. Para mais informações clique aqui.

María del Val Bolivar Oñoro | Margarida Lima Rego

Objetivo

Neste curso, pretende-se que os/as participantes compreendam a relação entre os ODS e os fatores ESG (económicos, sociais e de governação) no contexto dos seguros. A forma como esses conceitos estão interligados com o Direito dos Seguros da UE e os Direitos Humanos constituirá o núcleo deste e-curso. Os/as participantes serão capazes de identificar potenciais ameaças e oportunidades para os ODS e ESG no mercado dos seguros. Estarão também preparados/as para dar uma resposta rápida às primeiras, utilizando uma abordagem baseada no direito da UE e nos direitos humanos. Pretende-se que perante os factos de um problema jurídico relacionado com seguros, ODS, ESG, Direito dos Seguros da UE e Direitos Humanos, os/as participantes sejam capazes de transferir a solução para o público em geral, incluindo um vasto leque de partes interessadas.

Contexto

Este curso é financiado pelo Módulo Jean Monnet EU Insurance Law: Challenges in the SDG Era e constitui, por isso, uma excelente oportunidade para aceder a uma formação de qualidade com uma propina mais reduzida.

A necessidade de formação académica avançada no domínio dos seguros foi amplamente sentida e identificada tanto pela academia, como por representantes do setor em toda a Europa e no mundo.

O Módulo Jean Monnet sobre Direito dos Seguros da União Europeia: Desafios na era dos ODS (EUInsLSDG) visa colmatar uma dupla lacuna: proporcionar uma formação avançada que prepare a próxima geração de profissionais jurídicos/as altamente qualificados/as no domínio dos seguros, prontos/as a entrar no mercado equipados/as com os instrumentos necessários para enfrentar os desafios do nosso tempo, bem como preparar investigadores/as em início de carreira, incentivando a investigação académica de ponta neste domínio nas áreas em que tanto as entidades reguladoras, como os/as regulados/as exigem resultados de investigação que os/as ajudem a fundamentar futuras decisões.
Este módulo procura também promover a consciencialização do potencial do sector segurador para contribuir decisivamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

13 de maio a 1 julho de 2024

Propina

• 150€
  • Todos/as os/as estudantes: 75€

A propina é reduzida porque este curso integra o Módulo Jean Monnet “EU Insurance Law: Challenges in the SDG Era” (ref. no. 101085125), financiado pela União Europeia (Programa Erasmus+).

Este curso será lecionado em inglês.

Veja o programa completo aqui.

Indique se é Estudante da NOVA School of Law
    ou Alumni da NOVA School of Law.

* Campos de preenchimento obrigatório